A faculdade é uma fase especial das nossas vidas em que além de adquirir o tão sonhado diploma, também é o recinto onde vivenciamos grandes histórias. Por 3 anos, 4 anos, 5 anos (ou mais, para quem GOSTA MESMO da coisa), a universidade nos apresenta oportunidades únicas de vivenciar a liberdade que nos é oferecida e aproveita-la de maneiras inusitadas. Por esse motivo, nós do Integraê separamos aqui 17 coisas que muitos universitários acabam passando durante sua movimentada vida colegial.

1. Participar do trote

Sim! Você acabou de entrar nesse meio maluco, e, por mais que às vezes pareça assustador participar do trote, é nele que você tem a chance de conhecer as pessoas que estudarão com você e também seus veteranos (queridos ou não). Pagar cerveja para os outros é ruim? Nos próximos anos é você quem bebe de graça! Algumas brincadeiras podem parecer humilhantes, mas a grande maioria é para promover diversão e integração!

2. Fundar ou participar de uma república

Talvez você faça faculdade na cidade natal e tenha que continuar morando com os seus pais (R.I.P.). Ou, pode ser que no teu caso o destino te reservou uma universidade há alguns quilômetros de distância que exija uma mudança (FREEDOM!). Não pense duas vezes na hora de se juntar com uma galera boa e fundar uma rep! Além de dividir os custos, é a galera que vai tá sempre junto contigo. Pode ser difícil de lidar com pessoas diferentes, de pensamentos distintos, mas isso é mais um aprendizado na conta! Vale criar símbolo, organizar eventos para aprimorar a mobília e adotar um cãofrade como mascote! Isso também inclui aprender a usar uma vassoura e lavar louça, entender que as roupas não precisam ser passadas e procurar no youtube coisas do tipo: como cozinhar arroz.

3. Ir as festas universitárias

Haverá inúmeras festas. Open bar, festa da atlética, trotes, calouradas, bagunças nas republicas vizinhas… pode ser que às vezes fique difícil de ir todas, por questões monetárias (R$, item 10 da lista) ou naquela semana que é pra salvar o semestre. Mas cada festa que se aproxima, a gente se coça querendo se juntar com os amigos para mais uma noite de histórias e lembranças (perdidas).

4. Pegar “AQUELA” de parceiro

Em determinado momento, sua amizade será colocada a prova. Sempre chegará a hora que seu amigo(a), na ambição de dar uns beijos naquela deusa(o), vai te propor: – “Eu vou lá e você vai na do lado!”. A questão é que geralmente uma deusa(o) nem sempre está acompanhada(o) a altura, tornando esse gentil favor um desafio a ser superado. E, se quiser boas histórias para serem contadas e compartilhadas com seu grande parceiro da faculdade, feche os olhos, puxa, agarra e beija! Pega mesmo e, se precisar, pega de novo! Amizade é isso aí e da próxima você que faz a proposta (Tem que cobrar depois!)

5. Trocar uma aula por uma ida ao bar

Aquela aula insuportável. O verão pegando fogo e a sala quente. Três aulas germinadas que não vão terminar nunca. Você nunca faltou naquela matéria. E alguém diz que o bar tá bombando. Combinação perfeita pra dar uma pausa na rotina e fazer um check-in no bar pra tomar uma gelada, jogar uma sinuca e dar uma “olhadinha” em quem está presente. Só não dá pra exagerar nas idas e se enforcar nas faltas já nas primeiras semanas do semestre

6. Ir pra aula ressaqueado

Beber no domingo ou nos dias de semana pode parecer divertido, mas o dia seguinte sempre castiga. Ir pra aula cedo, daquelas que não dá pra faltar, é quase que uma demonstração de força e determinação. Para mostrar para seus colegas e para o professor que você é capaz, você se faz presente por mais árduo que seja!

7. Da aquela mãozinha para o amigo

E nesse dia que você consegue ir pra aula, aquele seu amigo que tava na festa contigo não acordou. Ele tá enforcado de faltas. Quem nunca treinou a caligrafia e a assinatura de um brother e decorou o seu R.A. para nesses momentos de vida ou morte salvá-lo, não sabe a sensação de ser um super-herói! Pois como dizem, nem todo herói usa capa!

 8. Encarar uma prova surpresa

Prova hoje?!?! Durante sua vida universitária, provavelmente você vai se deparar com aquela surpresa desagradável. Pode ser uma surpresa para toda turma (professor maléfico) ou apenas para você (que é o perdido da sala). Porém, não há melhor sensação do mundo que conseguir ir bem ou tirar média em uma dessas ocasiões. Porém, improvável.

9. Participar dos jogos universitários

Se seu curso não tem atlética, não tem problema. Sempre há jogos de outros cursos pra você ir, e numa dessas a grama do vizinho é até mais verde. Jogos de direito, de engenharia, de odonto, de medicina, de comunicação… qual que eu vou? Vá em todos! Cada feriado uma experiência diferente. Junte grana e faça histórias com seus amigos. Torça, grite, beba e feste! Os jogos sempre são o auge e os melhores dias do ano!

10. Arrumar uns bicos R$

Xerox já é caro, mas sustentar essa vida de festas e jogos também requer uma carteira cheia. O jeito é improvisar e arrumar aqueles bicos/trampos de noite e final de semana. Vale ser barman de boate, animador de festa infantil, lavar carro… entrando grana, tá valendo!

 11. Criar problemas com professores

Você pode ser o melhor aluno, participativo e tirar notas boas. Mas isso não é o suficiente. SEMPRE haverá um professor que não vai gostar de você. SEMPRE! Que vai implicar com você. Que vai ignorar seus e-mails. Que vai te dar notas mais baixas nas provas, mesmo quando suas respostas estejam idênticas a quem tirou 10! É uma pedra no sapato, mas que sempre é possível vencê-lo. Mesmo que demore alguns semestres…

12. Criar amizade com professores

Em contrapartida, sempre há aquele professor parceiro, que também aproveitou a faculdade e quer que seus alunos também desfrutem da vida acadêmica. Isso não significa necessariamente o professor que “pega leve” e passa todo mundo, mas sim aquele que topa ir no bar depois da aula, que vai nos churrascos da turma, que não marca prova ou reposição no sábado… São esses que guardaremos sempre com carinho!

 13. Perder um parceiro de crime

Aquele teu brother do primeiro semestre ou do primeiro ano de faculdade as vezes pode simplesmente desaparecer. E os motivos podem ser vários. Pode ser que ele desista do curso por não ter curtido ou por não aguentar a pegada (alô engenharia). Ou, simplesmente ele arrumou uma namorada e agora tá encoleirado, foi obrigado a adotar outro cotidiano que não inclua ir às festas com você.

14. Se apaixonar (várias vezes)

A universidade é um ambiente movimentado com grande circulação de pessoas. Pra quem não encontrou ainda sua metade da laranja, isso significa um desfile de beldades e paixões por todo lado. É possível se apaixonar na biblioteca, na fila do R.U., no busão pro campus… Cada dia um amor diferente!

15. Passar em tudo!

Aquele semestre árduo. Muitas matérias acumuladas, você não sabe se deu conta. Aquela prova que você podia ter estudado mais, aquele fim de semana que você podia ter abdicado do open bar para madrugar com os livros. Chega a hora da verdade. Saiu as notas no sistema. Você vai conferir e é TEEEEEEETRAAAAAAAAA! UFA!!! Nada como passar em todas as matérias. Se é o último semestre então e isso significa que você formou, então é soltar foguete e correr pro abraço! Tirar print e mandar enquadrar! Mandar para o pai e para mãe e dizer que é um bom aluno! Vale tudo nessas ocasiões milagrosas!!!!

16.  Procurar estágio

Quando se está aproximando do termino da faculdade, você vai se deparar com outra realidade: Vou passar de estudante para desempregado. O desespero começa a bater. É hora de sair em busca de estágios. Mas isso não significa que vai ser fácil. É um tapa na cara atrás de outro. Paciência passa a ser uma dádiva. Contudo, cedo ou tarde, você consegue o seu lugar ao sol e vence os demais candidatos para uma vaga como escraviário.

17. FORMAR! (ALELUIA)

Pode ser que demore mais do que os demais colegas. Mas o importante é chegar lá! Alcançar o tão sonhado diploma. Olhar para trás e ver que tudo valeu a pena. Até porque se você não sentir saudades da faculdade, então meu amigo, volta pra lá pois você fez tudo errado!!!

Tweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here