Quem dera se a vida pudesse ser como as músicas do sertanejo universitário — “só farra, pinga e foguete!”. Infelizmente, o mundo não é lá um conto de fadas. Você, que já é bem grandinho, sabe que a vida também é cheia de responsabilidades e que algumas delas precisam da sua atenção para ontem.

Conquistar uma vaga em uma empresa é uma delas. Afinal, você não quer viver para sempre dependendo dos seus pais, certo? Além de ajudar na questão financeira, ter um emprego vai auxiliá-lo no processo de crescimento, tanto profissional quanto pessoal. Vale reforçar que estágios e programas de trainee também são super bem-vindos.

No entanto, para se conseguir um trabalho, é fundamental estar bem preparado para a entrevista. Afinal, você com certeza não quer fazer papel de bobo e acabar eliminado por uma falha simples. Para mandar bem em sua primeira entrevista de emprego, confira a lista de dicas que preparamos abaixo e arrase no processo seletivo!

1. Prepare seu currículo com atenção

Fala sério: não há nada que queime mais o filme do universitáriodo que um currículo mal elaborado. As empresas buscam por profissionais competentes e que se dão ao trabalho de montar um arquivo atrativo. Os documentos que não possuem essa característica, como você já deve imaginar, vão direto para a lixeira.

Por isso, tenha cuidado redobrado ao redigir o conteúdo. “PeloamordeDeus” — esquece o Jorge e Mateus —, não assassine o português! Releia o material uma, duas, três ou quantas vezes forem necessárias. O importante é não deixar, em hipótese alguma, erros grotescos passarem.

Além disso, não invente histórias. Seja honesto e informe sobre suas experiências e capacidades reais, uma vez que o entrevistador pode desmentir uma informação falsa por meio de testes simples. Por último, mas não menos importante, certifique-se de colocar informações relevantes, como: nome completo, curso superior, idade e, claro, e-mail e telefone para contato.

2. Conheça a empresa

Meu amigo, jamais vá a uma entrevista sem antes pesquisar sobre a empresa. Se não pesquisar, existem grandes chances de você passar um carão no momento, já que algumas instituições costumam perguntar o que o candidato sabe sobre a organização e por que tem interesse em atuar lá.

Para não gaguejar na hora, entre no site da firma e faça uma pesquisa aprofundada. Entenda os objetivos, metas e valores da empresa.

3. Cuide da postura e da linguagem

Uma coisa é você ter uma linguagem extremamente informal com os seus amigos. Outra coisa é você usar o mesmo vocabulário em uma entrevista de emprego. Acredite: essa atitude certamente vai render pontos negativos com o recrutador. Então, nada de falar “meu”, “véio”, “tipo”, entre outras gírias que você adora usar.

Outro ponto importante é a sua postura. Mantenha a coluna ereta e demostre interesse pela conversa. Priorize por direcionar o olhar para o interlocutor — nada de ficar com a cabeça abaixada, combinado?

4. Vista-se de maneira adequada

Como já dizia o ditado, a primeira impressão é a que fica. Então, nada mais sábio do que apostar em um look compatível com o momento. Respeite o dresscode da empresa, dando preferência para roupas mais formais, com cores sóbrias. Já as mulheres devem evitar roupas transparentes e com decotes.

Além do mais, cuide bem das unhas e do cabelo. Tenha em mente que a sua apresentação pessoal, como um todo, deve estar alinhada.

5. Prepare-se para as perguntas

Vá para a entrevista já preparado para responder diversas questões, da mais complexas às mais pessoais. Não esqueça que o intuito do recrutador nesse momento é conhecê-lo bem e, para isso, ele certamente irá fazer algumas perguntas.

Mas, não se preocupe. Você sairá dessa vivo! Para estimulá-lo, saiba de antemão que a sabatina feito pela crush quando você vai pra balada sozinho é muito mais complicada do que a entrevista. Então, não há porque temer (sem trocadilhos políticos, por favor!). Você, com certeza, tirará de letra a situação.

Agora que você já sabe como se dar bem na sua primeira entrevista de emprego, não deixe de assinar nossa newsletter. Assim, você receber em seu e-mail as melhores dicas que um universitário precisa saber!

Tweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here