Tá na ÉPOCA DO TERROR! Mas, acima de tudo, a fase do TCC nos torna pessoas diferentes, nos faz repensar e, claro, nos faz concluir nosso curso com sucesso e muito brilho. Por isso, hoje vim dar aquelas belas diquinhas pra você se preparar e arrasar no projeto de TCC.

1. Escolha um tema que goste

Já ouviu aquela frase de Confúcio “Escolha um trabalho que você ama e você nunca terá que trabalhar um dia sequer na vida”? Com o TCC é a mesma coisa, se você escolher um tema que gosta, o trabalho fica mil vezes mais fácil e até divertido.

“Mas o que eu gosto não tem nada a ver com o que eu estudo.”

Calma. Todas as coisas estão conectadas! Por exemplo, você faz Engenharia Civil e gosta de futebol? Que tal um projeto sobre a construção de um novo estádio ou a conexão entre a história da construção civil e o esporte?

É tudo questão de criatividade, o seu tema está mais perto do que imagina.

2. Planeje trabalhar com alguma coisa que saiba fazer

Às vezes a gente quer construir um foguete, mas, por enquanto, só sabe projetar algo próximo ao 14-bis. Não tem problema nenhum se você não souber tudo, o importante é adaptar o que você sabe fazer ao tema que quer trabalhar.

3. Procure conhecer bem os professores, mestrandos e doutorandos da área

Não sabe quem é a pessoa perfeita para orientar o seu trabalho?

Relaxa, aqui vai uma dica infalível: você pode acessar a lista de professores, mestrandos e doutorandos no site da faculdade. Normalmente o site já te redireciona para o lattes de profissional e lá você pode conhecer mais sobre o trabalho da pessoa, sabendo assim se ela se encaixa bem ou não com o seu tema.

4. Pesquise trabalhos já feitos com temas próximos ao seu

Nada melhor para se embasar do que saber o que já foi feito e escrito em temas próximos. Assim, você pode conhecer trabalhos legais, conseguir inspiração e ainda não corre o risco de fazer algo igual ao que existe.

5. Faça um cronograma bem estruturado

A organização é a chave do seu sucesso. Por isso, montar cronograma f*d# é o que vai direcionar todo o seu trabalho é essencial.

*Na hora de montar o seu cronograma é importante colocar tudo o que é necessário para concluir o seu trabalho, mas pense também que você merece um descanso e um tempo para os rolês ou netflix.

6. Não surta!

1… 2… 3… Respira!

A pressão de fazer um trabalho tão importante é muito grande, mas você não deve deixar de se cuidar. O TCC é o momento de reunir todos os seus conhecimentos, mas também de se preparar para a formatura e se despedir da faculdade. Então, que tal equilibrar bem o trabalho, a diversão e o descanso?! 😉

Bom, simples, rápido, básico e direto. A gente gosta assim. Agora bota a mão na massa, segura na mão do pai e vai.

Tweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here