O terror do vestibular passou e é substituído, então, pela ansiedade de adentrar ao mundo universitário. Você, calouro, já sabe como serão seus próximos anos na faculdade? Muito estudo, com certeza, até porque ser universitário exige muito mais do que a tão tranquila vida de ensino médio (saudades). Mas não apenas de livros, xerox, provas e horas na biblioteca se constitui a vida acadêmica. As associações atléticas, hoje presentes na maioria das universidades (públicas e particulares), oferecem para você CALOURO, a chance de ter uma vida acadêmica diferenciada e participativa, com doses extras de diversão, aprendizado e histórias boas para compartilhar. Até porque você não quer se formar sem ter o que contar aos seus filhos sobre seus anos como universitário, né?

E pra quem ainda tá com um pé atrás, segue ALGUNS motivos para você vestir a camisa de sua atlética:

1) AMIZADES / NETWORKING

Você chega na Universidade e, diferente do ensino médio onde todos eram amigos e conhecidos, se depara com um ambiente novo onde você está mais perdido que cego em labirinto. Pode ser difícil fazer novas amizades, e essa é uma das maravilhas em que a atlética apresenta uma solução. A atlética dá a chance para que você conheça e se relacione com outras pessoas, promovendo um networking já no início de sua formação acadêmica. Não apenas no seu departamento, mas também de outros cursos, outras universidades e outras cidades. Amizades que vão longe e se tornam companheiros para a vida toda!


AMIZADE

2) ESPORTES

Todos sabemos da importância da atividade física para nossa saúde, mas também sabemos que ao entrar na Universidade não haverá mais aquelas aulas prediletas de educação física. Gosta de esportes? Pratica alguma modalidade? Não vai muito bem em algo, mas quer tentar aprimorar? As atléticas estão na Universidade tendo como principal objetivo o estímulo da prática esportiva, disponibilizando treino aos seus atletas. São inúmeras as modalidades, coletivas e individuais, exploradas pelas associações em que você pode vestir a camisa e doar seu sangue. Muito melhor que desperdiçar seu talento ou abandonar aquele esporte que você fazia por hobbie só porque começou os estudos, não acha?

ESPORTES

3) MÚSICA

Além da prática esportiva, a maioria das atléticas dispões de uma bateria composta por ritmistas dedicados a animarem a torcida. As baterias mais estruturadas participam também de competições regionais, estaduais e nacionais e, em alguns casos, também realizam shows para eventos particulares como forma de arrecadação. Vale lembrar que muitos ritmistas que vão aos primeiros ensaios não sabem tocar nenhum instrumento e depois de alguns meses já estão especialistas! Então, que tal desenvolver seu talento musical junto da sua atlética?

MUSICA

4) JOGOS

Sim, esse é o principal motivo da existência de uma atlética e pelo qual você deve se juntar à ela. Depois de suar em treinos, em ensaios, chega a hora de se juntar aos companheiros, vestir o abadá e partir para a cidade-sede onde serão vivenciados os melhores dias do ano. Difícil é não perder a voz, pois pra quem não está em quadra jogando, o esporte praticado e disputado fortemente entre dois lados fora das quatro linhas é TORCER. Cada jogo se torna emocionante diante da torcida. Não tem prazer igual ao de ganhar e provar que sua atlética é a melhor. E se perder? Não tem problema! Jogos também é festa, é integração! Nada como curtir aqueles shows com milhares de pessoas de outras cidades, trocar canecas, camisetas com outras atléticas, pegar carona com outras universidades e aproveitar até mesmo as horas no alojamento. O único problema de participar destes eventos é a depressão pós-jogos, diagnosticada pela maiorias dos acadêmicos na semana seguinte após o encerramento e ao retorno à vida normal. Pior que isso é não ir e ter que ouvir seus amigos contando as milhares de histórias divertidas, cômicas e inacreditáveis que se passaram. Você não vai querer só ficar ouvindo, vai?

JOGOS

5) FESTAS

A Atlética tem muitos custos. Aluguel de quadras e espaços, treinadores, material esportivo, inscrição de jogos, documentação, etc. Além de programas de sócio torcedor, uma das formas mais utilizadas pelas atléticas para arrecadação de fundos é a promoção de festas universitárias. Muitas delas acabam se tornando eventos tradicionais na cidade (sem contar tudo que acontece de bom nas festas, eita!). Tem coisa melhor?

FESTAS

6) RESPONSABILIDADE SOCIAL

As atléticas não se preocupam apenas com festas e esportes. A maioria das atléticas fazem ações com o intuito de promover algum benefício à comunidade de sua região. Desde arrecadação de alimentos, roupas, materiais de higiene a ações diretas em comunidades menos beneficiadas e com carência em algumas demandas. Fazer a diferença, esse é o lema!

SOCIAL

7) APRENDIZADO

A maioria das atléticas hoje são empresas. Ou seja, possuem registro (CNPJ), estatuto e diretoria. E, diferentemente do que muitos pensam, as atléticas são dirigidas pelos próprios acadêmicos e são instituições extremamente organizadas. Gerir financeiramente centenas de milhares anuais que passam pela conta da associação, burocracias com universidades e órgãos governamentais, planejamento, organização e execução de jogos e eventos, são exemplos de algumas funções e atividades exercidas por aqueles que decidem trabalhar voluntariamente por amor em troca de aprendizado. Muitas empresas, multinacionais e agências de recrutamento, enxergam as atléticas como um diferencial na carreira de um acadêmico, devido a grande responsabilidade em geri-las. Muitas qualidades são desenvolvidas, sendo a principal delas a liderança. Se informe quanto ao processo para adentrar em sua atlética e quais os cargos que ela dispõe. Garantia de crescimento pessoal e profissional!
“Meu curso não tem atlética, como faz? Minha cidade não tem jogos, e aí?” Segue a sugestão: Que tal ser a pessoa que fará história, criando-a? Pode parecer maluquice, mas tirar um sonho desses do papel é viável sim e só depende de você! Para ajudá-los temos aqui também algumas dicas pra quem vai começar uma atlética do zero, só clicar AQUI.  

Rodapé Blog Integraê - Gabriel

0

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here