Na última semana, uma das matérias aqui no Integraê trouxe um pouco da importância das camisetas para as AAA e como são fundamentais para construção da identidade da associação, hoje trago um pouco sobre os uniformes e como são peças indispensáveis, seja para equipes, torcedores e fortalecimento da Atlética em si. Segue alguns pontos que podem ser considerados para criação do melhor uniforme possível.

Fotos OLHARR – http://facebook.com/olharr

Valorização das cores

Ponto-chave para identificar qualquer instituição esportiva, as cores principais de cada agremiação ditam o tom dos uniformes e devem ser as raízes para a confecção de novos uniformes.

A importância deste fator dá-se desde a identificação das equipes em jogos até aos torcedores espalhados pela universidade, servem para consolidação da marca e criação de “uma cara” à Atlética. A associação das cores às AAAs é um método comum, mas um dos mais eficientes para o reconhecimento.

Design

Para muitos pode soar como irrelevante, mas o design do uniforme é fundamental para atletas e torcedores, não apenas em relação à estética, mas também relacionado ao desempenho e características que ajudem os atletas.

Com a modernização e uso contínuo de tecnologia nos esportes, inclusive nos com menor investimento, é importante estar cada vez mais atento aos aspectos que possam influenciar no desempenho, entre eles estão os uniformes que seguem linhas que modernizam-se rapidamente e são feitos para otimizar equipes e atletas.

Além disso, são importantes designs atraentes para que o torcedor identifique-se e adquira o mesmo, pois – hoje -, os mesmos funcionam como fontes de renda para diversas AAAs. Como uniformes modernos e com características próprias para o jogo costumam ter custos elevados, também é interessante a criação de uma linha mais barata para a torcida, esteticamente igual, mas com diferenças relacionadas aos aspectos funcionais.

A sensibilidade para construir os uniformes de acordo com os patrocinadores presentes também deve ser considerada, pois são grandes fontes de recursos financeiros para as Atléticas, ou seja, não podem ficar de fora, mas também são responsáveis por poluir os uniformes quando mal colocados.

Campanhas de Marketing

Como carros-chefe das Atléticas, os uniformes também são importantes difusores das campanhas de marketing empregadas semestralmente/anualmente e mostram o que a instituição pretende para a temporada em questão.

Uniformes podem ser mais agressivos ou mais leves de acordo com que será adotado. Campanhas históricas ou grandes momentos podem ser relatados por meio dos uniformes, mascotes, símbolos e cores podem ser destacados. Histórias podem – e devem – ser contadas por meio destes uniformes que serão eternizados com o passar dos anos e se tornarão os grandes marcos e lembranças de momentos memoráveis.

Criatividade

Não há regras ou manuais que regulem a criação de uniformes, então é permitido – e bem aconselhável – usar o máximo de criatividade para a elaboração de uniformes que representem as Atléticas e atraiam o público.

É importante respeitar a tradição e costumes da Atlética em questão, assim como é fundamental entender os desejos dos torcedores – que também atuam como consumidores e grandes fontes de renda para as instituições -, mas apresentar algo novo é necessário e bastante positivo, ainda mais em um período de mudanças rápidas e que a banalização (de quase tudo) é instantânea.

Tweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here