Sabe aquele momento na faculdade que você se sente meio atoa, começa a ver todos os seus amigos entrando em estágio e se pergunta: será que tá na hora? Então, pra você que tá na dúvida, vou te contar um pouco da minha experiência pra quem sabe te ajudar a entrar nessa nada mole vida de estagiário.

Primeiramente, é aquilo que todo mundo fala: você pega o que aprendeu em sala de aula e começa a ver na prática, porém, o que ninguém fala é que você começa a aprender mil coisas que nunca tinha ouvido falar, e detalhe, na marra e no talento. Até aprender, não vou te dizer que você não vai suar um pouquinho ou passar por alguns sufocos, mas no final dá tudo certo, precisa ter medo não!

Acredito que o principal do estágio é que você passa a ver o dia-a-dia da sua profissão, isso faz com que você descubra e goste de coisas que até então nem pensava em trabalhar, e outras que você achava que iria fazer, mas vê que não é pra você. Eu mesma achava que iria me formar e fazer concurso público, até estagiar em um órgão público e ver que não era minha praia.

Agora, uma dica meio óbvia que eu te dou é que procure um estágio remunerado. Sei que isso não é possível em todos os cursos e que muitas vezes a gente é meio explorado, paga-se pouco por muito trabalho, mas por menor que seja o valor, é um dinheiro seu.

Ganhar dinheiro como estagiário é muito bom: você na faculdade começa a bancar suas próprias viagens e rolês, (Engenharíadas/Jogos Jurídicos /Intermed que o digam), pode até mesmo juntar pra investir na sua formação no futuro ou só  guardar pra ter um dinheirinho ali quando o desemprego bater na porta depois da formatura. Porém não faça disso um fator que te mantenha preso à um estágio que você não gosta ou à um lugar em que não valorizem seu trabalho e te coloquem pra servir café, porque no final das contas quem perde oportunidades melhores e mais legais pra carreira é você. Estagiar suga sim energia e tempo.

Não tem como negar que fica mais difícil estudar para as provas, você tende a deixar de fazer coisas que gostava por estar cansado, suas férias duram muito menos, aquele lance de dormir à tarde toda vira sonho impossível, você tem carga horária diária para cumprir e passa a ter responsabilidades muito maiores do que mandar bem em uma prova, porque tem pessoas que dependem do seu trabalho feito em tempo. Então manera no imediatismo e escolha um estágio legal que te acrescente, porque tanto os chefões quanto a vida vão te cobrar serviço.

Por fim, sabemos que o mercado atual é super-maxi-mega competitivo, então você ter um diploma não é lá grandes coisas na hora de tentar conseguir um emprego, principalmente para um recém formado. Fazer estágio, de fato, vai agregar no seu currículo, além de poder abrir muitas portas para quando você se formar, como por exemplo já ter indicações dos profissionais com quem trabalhou ou até ser efetivado no próprio escritório/empresa em que fazia estágio. Mas não tenha medo de largar um estágio que não gostou, porque novas oportunidades sempre se abrem e você pode se surpreender.

E agora, pesando os prós e os contras: vai encarar?

Rodapé Blog Integraê - Mariana

Tweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here