Preparar-se para a prova de terça, entregar o trabalho de segunda e ainda sobreviver à ressaca de quinta — a vida de universitário, como você já percebeu, não é nada fácil. Mas, missão dada, parceiro, é missão cumprida. E aí, para cumprir essa tal missão, você já sabe: só se rolar de estudar de madrugada.

Mas, calma aí! Não precisa fritar a cabeça. Dá para varar uma parte da madruga nos estudos e ficar de boa no outro dia sem problemas, basta seguir as dicas que separamos aqui pra você.

Quer saber quais são? Então vamos lá!

Tome uma boa dose de café

Não vai subir ninguém, só a cafeína! Ela demora entre 15 e 20 minutos para chegar até o cérebro, ou seja: faz efeito mais rápido do que o álcool e, de quebra, ainda ajuda a turbinar sua concentração e sua memória de curta duração.

E nem precisa inserir muitas doses de café para ter esse retorno aí não Segundo alguns estudos, com 200 ml já é possível sentir os efeitos da bebida.

Ah! Se tiver algum parente ou amigo vindo dos Estados Unidos para cá, ainda rola de pedir para trazer goma de mascar de cafeína, usada pelo pessoal do exército norte-americano.

Encontre um parceiro de tropa

Quem quer rir, tem que fazer rir, parceiro. A gente sabe que não é fácil encarar os estudos madrugada afora, principalmente se você fizer isso sozinho. Mas pode acreditar, fica bem menos complicado chegar até o final dessa missão se você tiver outra pessoa para te ajudar a não pregar os olhos e focar no que realmente interessa.

Não deixe a batata esquentar

Enfiou a cara na macarronada, no arroz com feijão ou na batata frita antes de se preparar para estudar? Você está fazendo isso errado.

Alimentos com carboidratos, depois de ingeridos, causam um pico de glicemia no sangue. E, aí, quando acontece uma baixa desse pico, ela vem acompanhada de sono — por isso dá aquela vontade de cochilar depois do almoço na casa da vó.

Se não dormiu direito antes, pede pra sair!

Tá de ressaquinha, tá? Não dormiu direito de ontem pra hoje, neném? Então não tente repetir a dose hoje!

Primeiro leia o nosso post sobre como prevenir e combater a ressaca. Depois, lembre-se que uma noite mal dormida diminui sua concentração, prejudica a memória e ainda aumenta sua taxa de cortisol, deixando você mais estressado. Antes de tentar passar uma noite sem dormir, durma o suficiente.

Seja um caveira até as 21h30

Sem essa de pagar de malandrão. De rainha da madrugada. Por mais que você esteja acostumado a virar a noite na balada, o que os neurocientistas mostram é que o pico de atenção dos estudantes acontece mesmo é de 11 da manhã até as 21h30 da noite. Ou seja, depois disso ainda dá para estudar, mas é melhor apostar suas fichas mais importantes dentro desse horário de pico.

Como você viu por aqui, dá para estudar de madrugada e colocar os trabalhos em dia, só não dá para ser juninho na hora de fazer isso. É preciso ser caveira e não colocar a culpa da noite mal dormida na conta do papa.

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