Fala galera, estamos vivendo o famoso infernal fim de semestre nas aulas, porém vamos tentar manter a sanidade que 2018 tá quase aí trazendo um novo ano letivo para nós e junto com ele aquela animação que bate quando a gente esquece por alguns momentos da trabalheira que as provas e trabalhos já nos dão. E com essa animação, muita gente começa o semestre buscando um estágio para animar a facul, porém, se você é como eu e não está no clima para encarar o chefe ainda, existem muitas opções dentro da própria universidade pra darmos dar uma dispersada das aulas.

1 – Empresas Juniores

Quem olha de fora vê as empresas juniores como um monte de gente chata que dependendo do caso anda pela universidade de roupa social mesmo fazendo 40°, certo? Errado! Elas são muito mais que isso! As mais de 570 empresas do Brasil são organizações formadas por alunos de visão empreendedora para sua formação e que para dar um upgrade nos trabalhos revertem todos os lucros para treinamentos, melhoras internas para a empresa e viagens a eventos promovidos pelo movimento Empresa Júnior. E são esses eventos a parte mais legal do rolê: é lá que rola a integração entre a galera de diferentes cidades e estados, palestras com pessoas arrasadoras e até festas que fazem todo o estilo jogos universitários que gente ama.

A parte dura é que para entrar e participar de tudo isso normalmente é necessário enfrentar um processo seletivo que pode ser meio cansativo, mas, no final, tudo vale a pena!

2 – Projetos de pesquisa e grupos de estudo

Se você é dos meus e adora a vida acadêmica, aqui é seu lugar! Nessa vida de pesquisador, o mais importante é já saber que independente de se você é de exatas, biológicas ou humanas, será preciso passar um bom tempo escrevendo e lendo e por isso é essencial escolher um tema que você curta, afinal vai ser cerca de um ano da sua vida olhando para aquele maldito assunto. Também é importante se dar bem com seu orientar porque é ele quem vai falar que tá tudo lindo, ou não.

No meio disso tudo, ainda pode ser que você se apaixone tanto pelo tema que isso abra portas para participar de algum grupo de estudos da área onde você vai poder seguir sua pesquisa integrando com uma galera que se identifica com as mesmas coisas que você.

3 – Centros Acadêmicos

Eles estão lá há muito tempo, muitos nasceram com a própria universidade e continuam sendo onde o barraco acontece! A ideia de um CA é que seja possível debater ideias e arrumar soluções pro nosso curso junto com a coordenação com intermédio de algumas pessoas que curtem falar sem medo e botar ordem na casa. Alguns promovem também visitas técnicas, campanhas sociais, eventos e festas para unir os alunos, sempre em busca daquele naquele preço acessível pra galera poder economizar na facul e gastar no bar.

4 – Projetos de Extensão

Os projetos de extensão são perfeitos pra quem curte trabalho social e acha que universidade tem muito mais a dispor para a comunidade do que apenas aulas. Neles são compartilhados com o público externo tudo que a gente aprende nas aulas e nas pesquisas e são os alunos quem fazem isso acontecer. E é muito bacana ver o que você faz mudando a vida de alguém ou as condições da sua cidade colocando em práticas nossos estudos, basta a gente correr atrás da oportunidade certa 😊

5 – Atléticas

Famosas aqui no Integraê, as associações atléticas acadêmicas são organizações sem fins lucrativos que buscam promover o esporte e a integração entres os cursos que representam, mas isso vocês já sabem né? Bem, colocando a minha experiência pessoal como diretora em uma A.A.A. pra jogo, posso dizer que elas são um dos um dos melhores lugares para você amadurecer logo de cara!

Aprender a lidar com a pressão dos jogos, resolver problemas rapidamente, lidar com centenas de pessoas, fornecedores, associados e tudo que mais que aparece na frente vai te obrigar a mudar de cabeça. Quem vê de fora pode achar que bateria, cheers, torcida, diretoria e as próprias comissões organizadoras de jogos são só cervejadas e conquistas, porém para chegar lá tem muita gente, treinos, ensaio e trabalho envolvidos que são adicionais para nossa formação. Mas, sem desespero! Mesmo assim, obviamente tem muito tempo pra curtir, conhecer uma galera sensacional e reunir muita história pra contar.

Além disso tudo, muita coisa boa acontece ao nosso lado na universidade sem percebermos como cursos, congressos, palestras e até shows de bandas locais e exibições de cinema, muitos deles com certificados de horas complementares e tudo mais, basta e gente procurar melhor pelo campus e não dar bobeira. Só não esquece que uma hora a semana de provas chega, tá?

 

 

Tweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Facebook

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here