Quem faz as artes de produtos da atlética sabe a importância das camisas para a criação de uma identidade. Do manto sagrado utilizado em quadra, às camisas de torcida, passando pelas camisas da diretoria, os sensuais abadás (conhecido pelos puristas como bata) e os belos uniformes de ritmistas e cheerleaders. Desenvolver essas verdadeiras obras de arte exige uma coerência com o contexto em que a atlética se insere e uma criatividade acima da média. Sabendo que um bom modelito pode difundir a marca da atlética pelo país, trazendo uma graninha extra com as vendas, e que um modelo ruim de camisa pode importar em um grande prejuízo, basear-se em sucessos de vendas costuma ser uma boa estratégia. Se liga nessas inspirações para não errar a mão na hora do design e vestir seus associados com o que há de mais descolado:

TIMES PROFISSIONAIS

Talvez a mais óbvia das inspirações, os uniformes de times profissionais costumam ser dotados de muita personalidade. Cores vibrantes, combinações inovadoras, linhas diferenciadas… tudo nesses uniformes é pensado e repensado levando em consideração a imagem do clube e a venda das camisas. Ter como inspiração designs desenvolvidos por profissionais extremamente capacitados é quase sempre uma aposta com retorno garantido. Uma boa dica para que o manto sagrado da sua atlética não seja confundido com apenas mais um uniforme dos times em voga é se basear em modelos mais antigos ou de clubes de menor tradição. Esse costuma ser o caminho para o desenvolvimento de uma identidade própria, afastando-se do senso comum.

CULTURA POP E MODA

Com a globalização e o advento da internet, as chamadas referências ficaram cada vez mais fácil de serem compreendidas. Personagens de desenhos animados, frases de efeito, piadas, músicas… tudo passou a constituir uma identidade a qual as pessoas fazem questão de exibir nas ruas. Gostos pessoais antes escondidos passam a ser escancarados e estampar roupas de grandes marcas, designs simples e minimalistas passam a fazer muito sucesso, padrões de camisas passam a ser garantia de sucesso. Esses reflexos da evolução da cultura e da moda são de suma importância para as atléticas, que podem se valer de determinados padrões de roupas já conhecidos para alavancar suas vendas e desenvolver uma imagem totalmente in.

MEMES

Principal forma de comunicação dos brasileiros, os memes já são parte da cultura do nosso país. A esplendorosa habilidade de viralizar imagem e vídeos sem sentido (muitas vezes, até sem graça) faz de nós um povo extremamente alegre. Camisas memísticas fazem florescer essa alegria, trazendo a quem as veste largos sorrisos. Dadas as condições vexatórias em que não raro encontramos o esporte no país, essas passam a ter também uma função crítica. Como a crítica remete a alguém que reflete e problematiza e os memes remetem ao bom humor, essas camisas costumam deixar seus usuários mais atraentes (e suscetíveis de beijos na boca).

TRANSMITIR UMA MENSAGEM

Camisas são telas em branco. A partir do momento em que são preenchidas com frases, logos e estampas, passam a transmitir uma mensagem. São, em última análise, cartazes. Uma ótima inspiração para camisas é justamente a mensagem que a atlética quer passar. Combater preconceito, afastar estereótipos, dar voz aos que são mantidos de boca fechada… Preencher as vestes dos associados com os dizeres que orientam a atuação da associação é uma oportunidade de fazer a diferença e provocar a mudança e a reflexão.

Valendo-se de quaisquer dessas inspirações e aliado a uma boa empresa de confecções, o diretor responsável pelos produtos é capaz de transformar a atlética em uma marca. Além da grana extra com a venda dos produtos, a associação pode vir a ser conhecida Brasil afora.

Tweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Facebook

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here