Na minha coluna do mês passado eu contei aqui pra vocês como selecionar e recrutar da melhor maneira diretores para as atléticas, na de hoje eu levantei os cargos mais comuns que as diretorias possuem e dentro de cada, as funções que um a um deve exercer durante a gestão.
Não é segredo pra ninguém que antes de mais nada o que um diretor tem que ter em primeiro lugar é comprometimento, eu costumo ressaltar sempre que a atlética não deixa de ser um compromisso como qualquer outro (provas, cursos, faculdade), e que só se deve assumi-lo quem realmente busca realiza-lo com dedicação e compromisso. Depois disso a gente busca as competências e afinidades de cada pessoa para que claro, o trabalho flua e potencialize-se sempre da melhor maneira. E, dentro de cada trabalho temos as funções específicas da quais agora vou contar um pouquinho pra vocês.

Presidência

Bom, o nome já diz tudo né. O(a) presida é aquela pessoa que acima de tudo tem que ter na sua personalidade a liderança. E ser líder não é saber dar ordens, eu sempre ouvi um professor meu dizer “para que você possa mandar, você tem que saber fazer”, e a presidência é exatamente isso, mostrar os caminhos sabendo instruir. É o presidente que muito além de representar a associação participa dela como um todo, está sempre por dentro de todas as atividades e também serve como exemplo. Nunca se esqueça que a cobrança gera cobrança, então possa ser um reflexo de exemplo dentro da sua atlética.

Vice-Presidência

Eu já ouvi muita gente dizer “vice não serve pra nada, só tá ali pra ocupar espaço”. Discordo, acho que só se ocupa espaço quem quer, trabalho sempre tem, e o vice-presidente está ali justamente para ajudar alinhar todo ele junto do presidente. A função de representatividade é a mesma da presidência, com as mesmas obrigações e imagem, considerem um vice-presidente muito mais que um aprendiz, mas sim um braço a mais de trabalho e obrigação.

Secretaria

Todo o controle e agendamento da atlética passa pelas mãos da secretaria. São essas pessoas que além de ter todo o planejamento da atlética aão cuidar de uma das coisas mais importantes: a documentação. Para qualquer ação que uma associação deseje, seja pedido de patrocínio, abertura de conta, validação de estatuto, todos os documentos devem estar em dia, e esse trabalho pesado depende quase que totalmente da organização da secretaria. A impressão e regularidade de atas, o pedido e recebimento de listagens de atletas, contratos de jogos, emissão de certificados, documentos e todo tipo de papelada é função do secretariado.

Tesouraria

O dinheiro é basicamente o sangue de uma atlética, sem ele é impossível você rodar um amplo leque de atividades, então a tesouraria é parte fundamental (não que os outros não sejam, mas sem dinheiro não adianta muito somente boa vontade). Além de cuidar do planejamento anual ou semestral financeiro, todas as entradas e saídas são funções de recebimento e monitoramento da tesouraria. Não que por exemplo, uma eventual cervejada membros não possam ajudar na venda de ingressos, mas o controle e distribuição, levantamento e contabilidade, emissão de notas e poder de finança é dever dos tesoureiros. Resumidamente o tesoureiro é a pessoa que representa o pai ou a mãe quando diz sim ou não pra comprar o tênis novo.

Esportes

Se a tesouraria é o sangue, esportes é o coração da atlética! Não existe uma atlética se não tiver dentro dela o movimento esportivo, ele que oportuniza o esporte, a qualidade de vida dentro do ensino superior, e a galera que cuida disso pode surgir de diversas formas dentro da diretoria. Usando a minha como exemplo, hoje temos dois diretores gerais dos quais são os “chefes” dos colaboradores esportivos (modalidade por modalidade, exemplo: vôlei feminino tem um colaborador, basquete masculino tem outro…) e são eles que a cada semestre traçam metas e acompanham o trabalho individual de cada modalidade. Fora isso, todo o levantamento de material, acompanhamento de treinos, seleção de titulares e reservas, confecção de listagem de atletas, montagens e alterações de hora treino, busca de quadras e treinadores, e qualquer necessidade esportiva são eles que conduzem até a diretoria.

Marketing

Hoje a visibilidade da “marca” de uma atlética é fundamental para o crescimento e desenvolvimento dela. Uma boa equipe de marketing (e acrescento também artística) pode, sem dúvida alguma mudar uma imagem e beneficiar inclusive financeiramente a AA. O papel dessa galera não é tão simples como parece, vai muito além de somente se comunicar e gerenciar redes sociais, mas saber como e qual é a melhor maneira de fazer isso. Toda a imagem da AA é de função do marketing potencializar e manter em evidência sempre buscando diferenciais, inovando em tudo que acontece no universo das atléticas (produtos, meios de comunicação, agilidade de comunicação…).

Eventos

O trabalho da diretoria de eventos como a maioria de nós achamos, não é somente a hora da calourada ou cervejada. Durante minha busca sobre as funções destes cargos (minha atlética não tem ninguém específico para tal), descobri que essa galera trabalha até na hora dos jogos, auxiliando muito na logística das competições, nas participações da AA em qualquer movimento ou evento (como disse, não somente ligado a festas). Esse time fica focado no planejamento de ações como um todo.

Patrimônio
Muitas atléticas hoje tem o costume de adquirir produtos em grandes quantidades ou ter lojinhas físicas para pronta entrega, com isso, cada vez mais temos notado o crescimento desse cargo que cuida desse “dinheiro” teoricamente “parado” até que ele vire novamente dinheiro. E não para por aí, são essas pessoas que fazem o levantamento muitas vezes de todo o material que a atlética possui, como por exemplo bandeiras, mascotes e materiais esportivos.

Social

Outro braço das atlética que vem ganhando espaço com o tempo é a diretoria social. Muito do preconceito que atléticas são só bebedeira e baderna, acabaram criando por si só a necessidade de mostrar outras responsabilidades que também assumimos, como para com a comunidade. Projetos de arrecadação de alimentos, roupas e brinquedos tornaram-se tão comuns que hoje na maioria das atléticas pessoas são responsáveis por dirigir somente essa atividade, que não menos importante deixa um legado e mostra o quão modificadoras as AA’s podem ser.

Quer mais? Tem mais, mas se a gente for descrever todos os cargos e suas funções aqui sem dúvidas escreveríamos um livro, mas de maneira geral não importa a função do seu cargo dentro da AA, o que realmente importa é a sua disposição e a sua vontade de agregar nela, de desenvolver atividades e de somar junto da sua equipe, seja você vice, seja presidente ou seja você somente um sócio. O principal é vestir a camisa e construir!

Tweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here