Quem aqui sente um frio na barriga só de pensar nos olhares da galera e no medo de falar besteira em uma apresentação de trabalho? Se a sua resposta foi afirmativa, saiba que apresentar um bom trabalho, seja na escola, na faculdade ou na vida profissional, será uma habilidade necessária.

A boa notícia é que nós vamos ajudar você a acabar com esse perrengue! Neste post, apresentamos dicas para você ficar seguro e tirar de letra suas apresentações. Acompanhe!

1. Tenha um bom roteiro para a apresentação de trabalho

Pesquise muito o assunto a ser tratado e demonstre seu domínio sobre o tema. O ideal é que você estude além do que vai apresentar. Isso, aumenta sua segurança e o prepara para as perguntas que surgirem durante sua explanação.

Faça um guia para sua apresentação com as palavras-chave, mas anote somente os tópicos que não pode deixar de abordar. Os próprios slides servem como fios condutores. Estudando o tema, você conseguirá improvisar muita coisa, naturalmente, porém, não baseie toda sua apresentação nisso.

Faça resumos do tema, mas apenas para se preparar. Levá-los na apresentação de trabalho pode fazer você se perder, procurando o que quer no meio da papelada. Ensaie no espelho ou com seus amigos sua apresentação. Isso ajuda a passar uma ideia de credibilidade e de segurança.

2. Conheça seu público

Procure saber quem ouvirá sua apresentação adequando a linguagem. Por exemplo: professores e estudantes são públicos totalmente diferentes um do outro. E seu objetivo é que todos entendam a relevância do seu trabalho, certo?

Se você não vai falar para especialistas no assunto, tanto melhor! Por mais que você saiba que falou alguma besteira, provavelmente, ela passou despercebida pela maioria das pessoas.

Não fique remoendo o erro, isso só vai tirar o seu foco. Mantenha o pensamento no objetivo final da apresentação. Se o erro foi muito notório, saiba que rir de si mesmo ajuda a quebrar o gelo e tornar seu público mais próximo e focado em você.

3. Faça uma apresentação cativante

Para acabar de cara com o nervosismo, comece a apresentação com alguma piada ou algum jogo de linguagem, algo que descontraia o ambiente. Isso torna o clima mais leve e vai te ajudar no restante da apresentação.

Não faça a apresentação como se estivesse falando a cotação da bolsa! Fale alto e com entusiasmo, varie os tons de voz para não ficar monótono. Não passe a impressão de que você está desconfortável ou fazendo aquilo contra a sua vontade. Mostre que você está feliz em fazer da apresentação uma demonstração interessante de algum assunto e se divirta com isso.

Saiba que até mesmo os professores mais sisudos apreciam uma apresentação leve e agradável. Procure ter esse tipo de abordagem e mantenha o seu público entretido e interessado no que você está falando.

4. Utilize recursos visuais

As pessoas memorizam mais aquilo que veem do que o que ouvem. Por isso, use de maneira ampla todos os recursos visuais que dominar. Só tome o cuidado para que as mídias não roubem o seu lugar, afinal a estrela da apresentação é você!

Alguns templates disponíveis para apresentações de trabalho e muito diferentes podem ser encontrados na SOAP, Monkey ou Prezi.

Se você estiver com dificuldade de coordenar a apresentação com o uso de tecnologias, concentre-se na sua fala. Pois, é pelo seu discurso que as pessoas foram até a sua apresentação e não pelo Power Point.

Exemplificar com notícias, também é uma boa estratégia, mostra que sua fala se aplica ao dia a dia. Isso capta a atenção de seus ouvintes, criando uma participação maior no seu discurso.

5. Use o espaço disponível para você

Não fique parado em um lugar, nem de braços cruzados ou sentado atrás de uma mesa. Essa é uma pequena atitude que, pode parecer banal, mas, é fundamental para passar entusiasmo. Use seu domínio cênico evitando demonstrar que esteja travado de nervoso. Porém, não exagere na gesticulação, porque isso evidenciará o que deseja disfarçar; tensão e desconforto.

Procure sair do óbvio e não fique falando sozinho. Estimule sua plateia questionando suas verdades. Não importa que o seu público seja composto por adultos, brincadeiras facilitam o engajamento de todos a seu favor.

Você provavelmente terá muitas apresentações de trabalho na vida. Portanto, lembre-se que a perfeição requer prática. Boa sorte!

Tweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here