Ano novo, mais jogos universitários, novos atletas, nova diretoria… E aí, como se preparar para chegar 100% nos campeonatos externos? Nem sempre é fácil começar de novo e animar a galera logo no início do período e é por isso que o assunto de hoje tão importante:

Os jogos INTERATLÉTICAS surgem como uma ferramenta de integração entre as atléticas de uma mesma universidade e servem como laboratório para o aperfeiçoamento de equipes e atletas de modalidades individuais. Mas esse tipo de competição demanda muito planejamento, então se liguem nas dicas que a gente tem para te ajudar a fazer o melhor Inter que a sua facul já viu!

A COMISSÃO ORGANIZADORA 

O primeiro passo de qualquer evento desse porte é delegar funções. É essencial que a liga da sua universidade ou os representantes das atléticas se reúnam para nomear membros competentes que irão compor a CO, como uma diretoria. Essa galera ficará responsável por planejar e executar ações para que tudo saia da melhor forma possível PARTE ESPORTIVA

Depois de formada a CO, vamos para a principal parte: o esportivo. Alguns detalhes fazem toda a diferença:

  • Redigir um estatuto (http://integrae.com.br/estatuto-social-e-regularizacao-de-aaa/) que contenha as regras e diretrizes da competição.
  • Providenciar a liberação por parte de órgãos competentes para realização do evento.
  • Pensar na viabilidade de datas.
  • Definir as modalidades, o sistema de pontuação, chaveamento, etc.
  • Definir os locais de competição.
  • Adquirir material esportivo.
  • Recrutar uma equipe de apoio e serviços gerais.
  • Providenciar fichas para cadastro de atletas, modalidades e toda papelada necessária.
  • Contratar arbitragem especializada.
  • Escolher a premiação.

AS FESTAS

Festa é uma coisa que não pode faltar por simples motivos: É a hora em que os membros das atléticas vão se integrar fora de quadra, ajudam a dar um gás no orçamento e a custear as despesas extraordinárias.

DESPEZAS E LUCROS

Depois de todo planejamento e com os orçamentos na mão, é a hora de buscar patrocínios, parcerias com empresas locais, apoio da universidade e cogitar uma vaquinha entre as atléticas. Em último caso é possível cobrar um valor simbólico de inscrição aos atletas, mas o ideal mesmo é se programar para que todo mundo possa participar sem custos individuais.

MARKETING

Dentro da CO é essencial a participação de um diretor de marketing que vai direcionar a divulgação e fazer seu inter decolar. Criação de logo oficial, cartazes, banners, página oficial, evento no Facebook e tudo que as atléticas têm direito.

Viu que é uma missão e tanto, né? E olha que isso é só uma palinha da trabalheira que dá. Se organize e reúna as atléticas com antecedência para fazer um inter dos sonhos! Valeu!

Tweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here