As formaturas estão chegando e o Integraê vai dar uma mãozinha pra vocês em uma série sobre muitas coisas que fazem a diferença no dia da forms. 

O primeiro post da série começa hoje com um bate papo com a estilista Letícia Belan. Fizemos algumas perguntas básicas para ela sobre a tendência 2017 nas formaturas. Confiram:

Integraê: Leticia, quais as cores que serão tendências em 2017?

Leticia: De acordo com algumas marcas de moda e design que são referência no assunto, como a Pantone, as cores que serão tendência em 2017 – e principalmente para a área de vestidos de festa – são: azul royal, amarelo, coral, azul turquesa, verde bandeira, verde musgo, rosé e nude.

Integraê: Quais são os modelos de vestidos que as mulheres devem aproveitar nas formaturas do ano que vem?

Leticia: Os vestidos longos deixarão de ter a saia tão rodada na parte de baixo e franzida na cintura, como vem sendo na temporada, e passarão a ser de corte mais reto, com saias do tipo evasê fluídas, sereia ou com fendas. A parte de cima nesses vestidos continuam com tule ilusion (transparente) bordados com rendas e pedras brilhantes – como se estivessem “sem nada” – assim como na temporada anterior, mas agora o foco seriam vestidos de apenas um tecido/cor que utiliza de recortes e formas para criar uma composição mais interessante. Decotes em V acentuados com a alça fina vão aparecer muito no ano que vem também, assim como decotes estilo canoa, decotes transpassados, tomara que caia reto (sem a entrada em formato de coração) e decotes estilo frente única reto até o pescoço com as costas nuas.

Já para os vestidos curtos a tendência são vestidos menos godê (rodadinho), com menos cara de “infantil”, e entram em cena os vestidos mais elaborados, com recortes, fendas e mais rentes ao corpo ou retos. Uma opção diferente e glamurosa são os vestidos de tule inteiro bordado (criando desenhos na peça) de alcinha fina ou de manga longa. Os decotes transpassados criando detalhe em “X” na frente da peça estão em alta e decotes frente única fechados até o pescoço também. Os decotes ombro a ombro trazem uma pegada mais fashion para o look, principalmente quando acompanhados de babados. Para quem gosta de vestido curto uma opção também são os vestidos de comprimento midi (médio), que batem na altura da canela, e estarão muito em alta. Um vestido midi justo ao corpo traz um visual mais sofisticado e sensual, enquanto um midi com a saia rodada ou reta representa um look mais elegante.

Integraê: E rola resgatar alguma coisa retrô?

Leticia: Com certeza. Um exemplo seria os vestidos estilo anos 90 que eram feitos baseados em algumas tendências que estamos revivendo atualmente, como: alça fina, frente única, paetês, decote ombro a ombro, decotes transpassados e conjunto de cropped + cintura alta.

Integraê: Quais serão os tecidos para usar e abusar nas formaturas em 2017?

Leticia: Os tecidos que as meninas poderão investir sem medo, são tecidos fluidos com transparência, como: chiffon, tule, musseline e crepe; e também em tecidos opacos com gramatura maior, como: malhas grossas, paetê, lurex, cetim italiano, crepe versalle e até mesmo tecidos com toque aveludado. Tecidos estampados com barrado são interessantes também para a ocasião, desde que a estampa e a textura condiza com o evento.

Integraê: Longo ou curto? Qual o vestido mais apropriado para as mardrinhas de formandos?

Leticia: O mais apropriado para formatura universitária seria o vestido longo. Mas se dependendo da idade da madrinha  – ou do gosto – a mesma opte por um curto, vale a pena apostar em tecidos mais sofisticados, com mais bordados, recortes especiais, brilhos ou detalhes que enriqueçam a peça. Ou até mesmo por um tailleur, que seria conjunto de terno, blusa e saia.

Integraê: Como escolher modelos ideais para altas/baixas ou magras/gordas?

Leticia: Mulheres mais baixas podem apostar em vestidos de cintura alta (marcada), que afinam e alongam aparentemente a silhueta. Mulheres mais altas ficam melhores com vestidos de duas cores ou texturas – parte de cima e parte de baixo –  pois dividem a silhueta em duas partes criando a aparência de uma  silhueta menor.

Para as magras, o ideal é escolher um vestido com mais volume na cintura/quadril e com efeitos horizontais como drapeados, franzidos e babados. Outra sugestão seria utilizar cores claras, já que as escuras diminuem a silhueta.  Já para as gordinhas, o ideal seria vestidos com recortes e detalhes verticais, recortes saindo abaixo do busto sem franzido também ficam legais, e vestidos com cortes retos menos volumosos em todos os sentidos,  principalmente na cintura. Vestidos de duas cores contrastantes com recortes que modelam do busto até a barra também são interessantes, como se estivessem criando uma nova silhueta. As cores que ficam melhor são tons mais escuros e mais fortes.

Integraê: O que nunca pode deixar passar ou esquecer?

Leticia: De escolher sempre o tamanho correto do vestido para o seu corpo e também nunca deixar com que o sapato apareça inteiramente em um vestido longo. Tomar muito cuidado com a barra.

Integraê: O que nunca usar em uma roupa de formatura?

Leticia: Tecidos menos nobres como malhas frias e opacas com elastano, jeans etc. Parte de baixo como calça jeans, legging grudada, shorts ou bermudas curtas (que não sejam do tipo alfaiataria).

Integraê: E para finalizar, uma dica infalível para se sentir ótima na formatura.

Leticia: Usar sempre peças que te favoreçam, que mostrem partes do corpo que você quer mostrar e esconda as que você não gosta na mesma intensidade. Usar sempre peças que lhe tragam conforto afinal é indispensável se sentir confortável em um dia tão importante. E mesmo que a peça não esteja nas tendências do momento, ou “igual todo mundo”, o importante é se achar bonita, se valorizar e mostrar sua personalidade por meio da peça escolhida. A moda é democrática e tem infinitas opções.

Legal, né? Adorei as dicas da Leticia e, com certeza, vou utilizar várias para escolher meu dress 🙂

Gostou? Manda uma sugestão pra gente no mandae@integrae.com.br. Estou te esperando 😉 

Tweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Facebook

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here