De cunho esportivo todos nós sabemos que uma atlética não se solidifica somente com bons atletas e desempenho nos jogos, atrás das conquistas e medalhas tem também muito suor derramado por um outro time que trabalha muitas vezes “atrás do palco” para fazer acontecer tudo dentro da atlética. Os denominados “diretoria”, são sem dúvidas a parte estrutural de qualquer atlética, e uma equipe bem selecionada e montada garante sucesso nas realizações e planejamentos da AA.

Mas como escolher/montar a melhor equipe para gerir uma atlética?
Bom, independente do regimento da associação (seja por indicação de cargo ou eleições) quando você vai buscar um nome para um diretor você precisa primeiramente conhecer o que cada cargo desenvolve e depois encontrar no candidato o que realmente você precisa. Por exemplo, um secretário, além de precisar ser organizado e estar com as atas de reunião em dia, é o responsável por toda a documentação da atlética (estatuto, listagens de atletas, cadastro de associados, etc.) então, quando você busca um secretário, o mínimo é que a pessoa seja disciplinada.


Uma coisa que eu prezo muito nesses anos de atlética e que eu sempre ensino para os diretores que compõe a minha gestão é que uma conversa franca de como é ser diretor te propicia perceber se uma pessoa é apta ou não para aquilo. Por muitas vezes participar de uma diretoria é abdicar da companhia e diversão com os amigos nos jogos, é deixar de beber e curtir na própria cervejada é entender que você é o realizador da po**a toda e sim, muitas vezes você vai curtir somente vendo os outros curtirem. É importantíssimo lembrar que nem todo mundo que é apto a assumir um cargo também tem a essência de atlética! Mas como saber se a pessoa tem essa “essência”? Não é segredo, nem difícil, um diretor completo é aquele cara que tem amor pela sua associação, que veste a camisa independente de fases, que não precisa pôr a atlética na frente de nada nem ninguém, mas que entende que ela também é um compromisso e uma responsabilidade a ser colocada em todos os seus planejamentos. E pronto! Você já tem os três princípios aí iniciais de como escolher um diretor, seja pra montar uma chapa ou indicar a um cargo.

Mas e como é que eu início esse processo todo? Pois bem, pra isso a gente tem os métodos de recrutamento. A maioria das atléticas aliaram-se a facilidade da internet para isso e aplicam questionários de interesse, como oferta de cargo, e buscam inicialmente coletar a maior quantidade de informações do candidato como: experiências similares anteriores no cargo pretendido, visão atual do trabalho da atlética, participação nas atividades, possíveis projetos e críticas entre outras perguntas que vai de atlética para atlética.

Aliado ao questionário vem as entrevistas, e lembra quando eu falei sobre a conversa franca e essência de atlética? Durante as entrevistas que conseguimos “pescar” todas essas coisas e já perceber se vai realmente rolar. Depois disso é reunir a equipe atual e fazer um feedback de cada candidato. Mas e quando a gente sabe que a pessoa é boa, tem o “tcham” de atlética, mas ainda falta aquela coisinhazinha? Outro método super atual e que tem feito parte dos planejamentos de muitas atléticas é o processo de treinee. É isso mesmo! Negócio tá cada vez mais profissional e atlética tem treinee, sim senhores! Com a rotatividade às vezes não planejada de cargos, esse é um método que te propicia estar sempre treinando e preparando alguém pro futuro, até porque às vezes a pessoa escolhida pode até ser aquela perfeita pro cargo mas acabar por “N” motivos não rolando, e assim você sempre tem um próximo apto a assumir.

E pra variar não seria uma coluna minha falando de atlética em que não falasse de amor ♥ meu maior conselho como presidente, como recrutadora de diretores, como amante da minha atlética: Procure pessoas que amem a camiseta que vestem, que admiram, que querem ser e fazer a diferença, busque peças que preencham e somem no presente e no futuro da sua associação, a chave do sucesso de um diretor é querer sempre aprender, se superar e amar.

Tweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Facebook

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here