Volteeeei! Mês passado falamos da função do financeiro e os mandamentos para ter um futuro próspero. Agora vamos entender sobre algumas expressões usadas e como começar a mergulhar nesse mundo sombrio das finanças.

O que é investimento?

Algumas perguntas podem parecer bobas como essa, mas na prática não é tão simples assim. Investimento é tudo que se aplica para gerar lucro, esse dinheiro geralmente é aplicado em instituições financeiras. Investimento, num geral, tende a ter riscos. No cenário das atléticas, investimento não é uma palavra que vale a pena se ter por perto, para evitar situações de risco e ou inesperadas.

O que é lucro?

Lucro é a palavra que todos nós queremos ouvir, mas que temos tanta dificuldade. Para explicar o que é lucro, vou exemplificar. Imagine que uma festa custe 15 mil reais. A atlética fez um ingresso com o valor de 30 reais. Com a venda de 500 ingressos, a festa se paga. Mas a partir do 501, todo valor que entra é lucro.

Uma dica para conseguir lucro é sempre calcular cenários pessimistas e tentar fazer as contas para que 50% da estimativa de público pague o evento.

Conceito de crédito e débito?

Crédito e débito não é tão simples quanto parece. Precisamos desapegar do que pensamos quando escutamos essas palavras. Débito não é aquilo que se paga na hora e crédito não é quando a gente só paga no fim do mês. Para a atlética, crédito é tudo que entra no caixa e débito é tudo o que sai.

O que é fluxo de caixa?

Qualquer um que começou a tentar estruturar um pouquinho o financeiro da atlética ouviu falar no tão temido fluxo de caixa. É uma parada fácil de entender a teoria, mas na hora de colocar em prática é trabalhoso e difícil.

Fluxo de caixa é a ferramenta que controla a movimentação financeira da atlética da maneira mais detalhada possível e de um determinado período. Em uma visão mensal, semanal ou até mesmo diária, você pode saber tudo o que entrou o saiu do caixa da atlética afim de fazer uma análise completa da situação da atlética e para o futuro ajuda a ter previsões e tomar decisões.

Esse mês paramos por aqui. Mas mês que vem a gente volta falando de planilhas, precificação e talvez conseguir explicar como montar um fluxo de caixa. Deixe aqui as suas dúvidas, um beijão e até.

Tweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here