A cada ano que passa, as mulheres estão conquistando cada vez mais espaço no esporte e no meio universitário não é diferente. Mesmo em um cenário predominado por homens durante tanto tempo, elas estão mostrando a força feminina e contribuindo de forma significativa para o crescimento das atléticas.

Tem mulheres em todas as modalidades esportivas, nas charangas/baterias e fazendo parte das diretorias. A Karina Zandonadi é diretora de esportes da Atlética das Humanas – UFV e revela: “Exercer esse papel dentro da diretoria me fez enxergar em mim uma força que eu desconhecia. No começo ouvia as críticas e “sugestões” (que mais pareciam ordens) de vários lados. Faltava confiança no meu trabalho. Por felicidade, quem ocupou o cargo antes de mim também foi uma mulher, o que me ajudou muito a entender que somos, sim, capazes de ocupar espaços que incialmente não abriam brechas para nós”.

É incrível como as atléticas podem exercer esse papel de auxiliar a inclusão e o empoderamento feminino, né!? E é agora que eu te pergunto: O que a sua atlética anda fazendo para exercer esse papel? A participação das manas anda em dia?

  • Repare se na sua atlética o número de modalidades femininas praticadas é proporcional ao das modalidades masculinas. (Talvez seja necessário um empurrãozinho nos treinos, chamar no boca-a-boca mesmo!).
  • Sua diretoria de marketing deve se ater ao público feminino e usar as redes sociais para incentivá-las a participar das atividades.
  • Quantas mulheres ocupam cargos na diretoria da sua atlética? Elas são pelo menos 50% dos membros? Representação é essencial para que outras mulheres se sintam confortáveis dentro do movimento!
  • Charangas e equipes de cheers também são ótimas opções para quem usa a famosa desculpa: “ah, eu sou péssima em todos os esportes…”.

São muitas iniciativas que podem ser adotadas, o mais importante é mostrar que todo mundo pode encontrar algo que goste de fazer dentro da atlética e ajudar a universidade a se tornar um ambiente cada vez mais democrático! Fechou!?

Tweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here