Se você já conhece todos os bares e baladas da sua cidade, está na hora de ter outras experiências durante as férias. Que tal fazer um intercâmbio universitário? A ideia é curtir outro país, aperfeiçoar o idioma e quem sabe até conseguir um trampo.

As formas para chegar lá são as mais variadas. Mas vou logo avisando: você vai ter que ralar um pouco para conquistar esse sonho. Porém, acredite, todo o esforço vai valer a pena!

Tipos de intercâmbio

A primeira coisa em que você precisa se ligar é se a sua universidade já tem parcerias com instituições internacionais. Esse é um jeito de boa para conseguir embarcar para o exterior. Veja o que é preciso providenciar e avalie como funcionam as candidaturas.

Outras formas de intercâmbio universitário são: o programa do Governo Federal Ciências sem Fronteiras, estágios de verão oferecidos por agências particulares e bolsas de estudo concedidas por fundações, empresas e instituições ligadas à educação.

Se a grana é curta, foque nos intercâmbios patrocinados ou comece a poupar já!

Destinos irados

Até você postar aquela clássica foto do passaporte nas redes sociais, com o típico “partiu” na legenda, muitas outras escolhas precisarão ser feitas. O destino é uma delas. São tantas opções legais ao redor do mundo que você precisaria de mais férias anuais para fazer todas essas trips.

Londres

Ah, os pubs londrinos! A capital da Inglaterra é um estouro. Cultura, história e modernidade se misturam em Londres. A cidade é uma das preferidas para fazer intercâmbio, pois é a mãe do idioma mais universal de todos: o inglês.

Independentemente da área em que você vai atuar profissionalmente, Londres seguramente terá opções no setor. Seja para aprofundar seus conhecimentos da língua ou da graduação, o destino é perfeito.

Dublin

A capital da Irlanda faz parte do Reino Unido, portanto, o inglês também é a língua oficial. Dublin tem sido o destino preferido dos brasileiros dos últimos anos e se tornou oficialmente a cidade mais procurada.

Isso tudo, graças ao seu custo de vida menor que o das demais nações inglesas e porque permite que estrangeiros estudem e trabalhem ao mesmo tempo.

Sidney

Já pensou, que aventura estudar inglês do outro lado do mundo? Sidney, capital da Austrália é um sonho! A cidade reúne tudo em um só destino: desenvolvimento, segurança, cultura riquíssima, povo acolhedor e um clima muito parecido com o do Brasil. Ótimo para pegar uma praia nos horários de folga!

Auckland

Auckland é a considerada a capital mundial da aventura. Para você ter uma ideia, um terço do território da Nova Zelândia é composto de parques nacionais. Atrações é o que não faltam: vulcões adormecidos, cachoeiras, montanhas geladas e outros atributos naturais irados. O idioma é o inglês.

Trabalho no exterior

Se você é universitário, não é tão difícil desenrolar um trampo no exterior. Essa é uma forma mais acessível de realizar o seu intercâmbio, pois os custos serão bancados pelo seu próprio suor.

E vamos combinar que nem vai ser tanto suor assim, né? Já pensou trabalhar na Disney durante as férias e ainda receber por isso? Ou que tal imergir nos novos conceitos do Vale do Silício, também nos Estados Unidos?

Em resumo: o mundo está de portas abertas para pessoas que querem interagir, aprender e compartilhar conhecimento. Pesquise bastante sobre as vagas no exterior e recorra a empresas, fundações ou agências especializadas nisso.

Vantagens do intercâmbio universitário

Viajar para o exterior é uma experiência fantástica. Você terá muitas histórias para contar na mesa de bar para os seus amigos. Conhecer pessoas, uma nova cultura, praticar outro idioma, provar comidas típicas, ouvir bandas e sons diferentes. Tudo isso vai fazer de você uma pessoa e um profissional melhor e ainda dará um up na sua vida de acadêmica.

Portanto, prepare-se para viver momentos intensos durante o intercâmbio universitário e acredite que é possível fazê-lo, desde que você se dedique e invista nesse sonho.

Quer embarcar nessa aventura com uma galera? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

Tweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here