Já foi ao cinema assistir a um dos filmes mais comentados do momento, Como Eu Era Antes de Você? Não?! Então espere. Sugiro que você leia a obra de Jojo Moyes antes de assistir ao filme. A probabilidade de você se encantar pela história e chorar em posição fetal refletir sobre o tema principal da história será ainda maior.

Cuidado! Este post contém spoilers!

O longa, dirigido pela britânica Thea Sharrock, é estrelado por Emilia Clarke (“Game of Thrones”), no papel da provinciana Louisa Clark, e Sam Claflin (“Jogos Vorazes”), que dá vida ao bon vivant Will Traynor.

me before youA história traz Will, um jovem e bem sucedido empresário que gosta de aproveitar todos os momentos da sua vida com viagens, mulheres e esportes radicais. Will tem sua vida virada de cabeça para baixo ao sofrer um acidente, que o deixou tetraplégico, mau humorado, cínico e depressivo. O caminho de Will e Louisa se cruzam quando Lou perde seu emprego e precisa buscar um novo trabalho, se candidatando a vaga de cuidadora de Will. A positividade e alegria de viver da personagem foram os requisitos principais para a sua contratação, sem imaginar o quanto este novo job mudaria sua vida. Como toda comédia romântica que se preze, os personagens se odeiam em um primeiro momento e se apaixonam com o decorrer da história. Mas vou parar o resumão por aqui.

Na história lida, a ligação de Lou com Will é mais sutil, mostrando uma naturalidade maior às influências que ambos têm no outro. Lou traz alegria, docilidade e esperança a Will. Will apresenta um mundo de possibilidades para Lou, através das experiências que viveu pelo mundo, filmes que assistiu, músicas que conheceu e livros que já leu.capa livro

No cinema, a personagem Lou me causou uma irritação à primeira vista. Caricata demais, atrapalhada demais, com gosto muito peculiar ao se vestir, além de se contentar com a vidinha naquela pequena cidade no interior da Inglaterra. Já no livro Lou tem mais força, ou suas fraquezas e peculiaridades são justificadas por um desses motivos cortados na adaptação.

Em entrevista ao Canal Pop, Jojo explicou que foi difícil tomar a decisão de não incluir este detalhe importante na versão cinematográfica, mas assim fizeram para não tornar a história tão pesada. No livro o fato é citado nas entrelinhas, mas seria difícil expor isso sutilmente na telona. Por isso a minha sugestão é que você leia as 320 páginas deste romance, antes de tirar suas conclusões sobre as personagens ou a história no cinema.

Você assiste e/ou lê esse romance fazendo um placar de quem salva quem, porém percebe que a história é sobre a força do amor, coragem e as alegrias que a vida proporcionar. No fim a sensação que tive e acredito que você também terá, é que caminhos se cruzaram para transformar vidas, as deles e as de quem está do outro lado das páginas e da tela.

 

 

Ficha técnica Como Eu Era Antes de Você:

LIVRO
Autor: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Ano: 2013
Páginas: 320

FILME
Duração: 1h 50min
Roteirista: Jojo Moyes
Direção: Thea Sharrock
Elenco: Emilia Clarke, Sam Claflin, Janet McTeer
Gêneros: Drama, Romance
Nacionalidade: Reino Unido

RODAPE-CLAUDINHA (1)

Tweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here