E nesse calendário paranaense cheio de Jogos para cada canto (JOIA Maringá, Fronteira, Oeste, JIA, etc.), esse post vai para falar um pouco sobre o grandioso e cada vez mais surpreendente JOIA Ponta Grossa (MAIOR DO INTERIOR É NÓIS). Senta, leia e prometo que no final deste post você já vai estar planejando sua vinda à Rússia Brasileira para conferir pessoalmente!

Sua primeira edição ocorreu em 2011, quando Ademir Oliveira (vulgo Touro), então presidente da gloriosa atlética de Direito UEPG, resolveu fundar a liga e iniciar esse sonho. “Por viajar muito para jogos pelo Brasil durante a faculdade, surgiu a iniciativa própria de realizar um Jogos Universitário em Ponta Grossa, e com isso levantamos uma bandeira pró-atléticas na cidade para fundação em massa de atléticas em outros cursos, pois até o momento havia como pioneira a Associação de Direito UEPG, e há pouco tempo para o primeiro Engenharíadas Paranaense, haviam sido fundadas as Atléticas Los Bravos e XV de Outubro”.

Touro presidiu a LAPG (Liga das Atléticas de Ponta Grossa) por três anos e relata a dificuldade de conseguir espaços públicos, como ginásios de esporte e o centro de eventos, para a realização dos jogos e da festa na primeira edição em 2011: “Olhavam o JOIA com desdém e receio”.

Além disso, um dos meios utilizados para facilitar o acesso com os órgãos públicos foi a participação no DCE, como coordenação de esportes, na chapa “Fraternidade Estudantil”, vencedora no pleito em 2011. Pouco a pouco, o JOIA-PG cresceu e se tornou o que é hoje. Camila Domingues, ex-presidente da Capetada, participou da LAPG por 5 anos e atualmente preside a C.O. (Comissão Organizadora), compartilhou com o Integraê uma novidade para a 7ª edição: “Esse ano a grande novidade é que a maioria dos jogos serão realizados no Clube Verde (4 dias de coletivas e mais o dia de individuais)”. (AÔÔÔ VERDÃO – SDDS FINAIS DE 2015).

Quanto ao nível esportivo, o JOIA PG demonstra ser bastante competitivo e acirrado. A rivalidade come solta! São 16 atléticas participantes em 23 modalidades. Maria Amélia, ex-presidente da Atlética XV de Outubro e participante da Comissão Organizadora, destaca o crescimento do evento que este ano contou com o pré-joia, uma espécie de divisão de acesso para as atléticas participarem do evento principal. “O pré-JOIA, deu oportunidade de atléticas novas mostrarem dentro de quadra que merecem estar no JOIA PG, do meu ponto de vista não tem maneira mais
justa de escolher os novos integrantes da liga. Além disso, o evento dá uma chacoalhada em atléticas que por algum motivo estão estagnadas. Desta forma, ou busca evolução ou ano que vem tá fora. Eu acho isso muito legal porque todo mundo vai se obrigar a ser mais competitivo.” Atualmente, Maria Amélia atua no setor Comercial dos Jogos e comenta como o JOIA vem ganhando novas proporções: “Falta 1 mês para os jogos e já temos a maior arrecadação em patrocínio de todas as edições, quase 10x maior que ano passado”.

Emoção nas quadras não depende apenas da partida, mas também de uma torcida que faça diferença. E nesse quesito o JOIA PG não fica para trás. A galera das atléticas compram a ideia, vestem a camisa e marcam presença. De acordo com Guilherme Berti, diretor da Los Bravos UEPG e membro da C.O., o número de participantes do evento promete surpreender. “Como o evento acontece em 5 dias, espera-se um giro de em torno 5.500 pessoas, e claro que esse número tende sempre a aumentar”. Além disso, Berti reitera a importância dos jogos para a cidade de Ponta Grossa: “Este evento movimenta muito a vida universitária, tendo um grande giro financeiro para a cidade em diversos setores (principalmente o comércio), além do incentivo a pratica do esporte”.

Se dentro os ginásios ficam cheios, fora deles também não é diferente. Arenas são montadas e meu amigo, fica a dica: o JOIA PG dá uma aula de integração. Se dentro das quadradas a rivalidade fala mais alto, fora dela ninguém enxerga cor de abadá. Todo mundo é uma família só e a festa é garantida!

Aí você pode dizer: “Ah mas nos nossos jogos, temos a tradição das tintas…”. Saibam que no JOIA PG, pintar rosto, pé, sovaco e onde mais a guache/suvinil escorrer já é mania faz anos. JOGOS SEM TINTA, NÃO É JOGOS! Vale acrescentar que a galera da Odonto UEPG ainda lançou mais uma moda nos últimos jogos: anestésico bucal pra galera beijar com a boca amortecida. O que esperar esse ano????

É só isso? Acabou? Que nada! Como todos os bons jogos que se prezem, o JOIA PG tem o pacote completo, com uma programação cheia!

Desafio de baterias tem? É óbvio que sim! A LBPG (Liga das Baterias de Ponta Grossa) jamais decepciona! Trocamos uma palavrinha com o Guilherme Moraes, presidente da Carniceiros e membro da LAPG e a promessa é de um grande evento! “O nosso desafio de BU’s vem se tornando um dos principais e mais bem disputados desafios do Paraná, sendo que conta com baterias fortes e baterias que vem se desenvolvendo a cada ano. O desafio é julgado por mestres de escola de samba e músicos envolvidos com o mundo das baterias. Nesse ano teremos 7 baterias principais participando, Bateria Caveirão (Direito UEPG), Pirateria (Med UEPG), Bateria Carniceiros (UTFPR), Bateria Predadores (Odonto UEPG), Bateria da Tourada (Engenharia UEPG)Bateria Imortal (Sociais aplicadas UEPG), Bateria Peçonhentos (Farmácia UEPG). A QUADRA VAI TREMER”! Vale acrescentar que no final das apresentações rola aquele batuque integrado com todas as baterias juntas que dão um show no ginásio principal!

E Cheerleaders? Tem no interior? Ô SE TEM! O Desafio de Cheerleaders do JOIA PG cresce a cada ano com um maior número de equipes levando um show de acrobacias e encanto para o cronograma do evento! A Victória Ferreira, diretora da Sharkleaders, falou sobre a importância da competição: “Desde o JOIA 2014 contamos com equipes determinadas. Assim, o JOIA vem como a oportunidade de que todos sejam entretidos, conheçam e perpetuem esse esporte que reúne movimentos de ginástica, dança e gritos de guerra, promovendo a interação entre as equipes, público e seus atletas! Para o JOIA 2017 contaremos com a presença de 5 equipes: Asas Negras (Atlética XV de Novembro – UTFPR), Bulleaders (Atlética Los Bravos – UEPG), Presas de Marfim (Atlética Javas – UTFPR)Sharkleaders (Atlética de Odontologia – UEPG) e The Flames (Atlética VI de Novembro – UEPG) que estarão abrilhantando o último dia de evento”!

Tá começando a se interessar? E se eu disser que ainda tem mais? Na programação do JOIA PG temos o famoso “Jogos de Boteco” onde a galera demonstra suas habilidades em modalidades como BeerPong, Truco, Sinuca, Flip Cup e Chopp em metro. Se você tem sede, vem que o JOIA PG é a sua cara!

Não acabou! Quer algo diferente dos outros jogos? Para provar que Ponta Grossa é berço de mulheres lindas, o evento tem desde as primeiras edições a tradicional festa Miss JOIA. Ao longo do ano, as atléticas promovem eventos internos para elegerem suas musas e durante o JOIA é realizado o evento principal. O trabalho mais árduo fica por conta dos jurados que tem a difícil missão de escolher e coroar a Miss! Uma baita festa de encher os olhos!

Falando em “Buia”, o JOIA PG realiza no segundo sábado a famosa festa oficial, que já contou com grandes atrações e é o ápice do evento. Fiquem ligados que em breve a LAPG (Liga das Atléticas de Ponta Grossa) trará novidades quanto a festa deste ano, mas prometem um evento acessível que irá agradar a todos os gostos!

Quer ver um pouco mais? ASSISTAM O AFTERMOVIE ANIMAL DO JOIA PG 2016 
(Créditos do vídeo e imagens acima – Rulhan Mainardes)

E aí, ficou curioso? Quer conhecer de perto o JOIA PG? Ele será realizado nos dias 11, 12, 15, 18 e 19 de novembro. Atualmente, a maior coleção de títulos pertence a Los Bravos UEPG (3x), seguida pela atlética de Direito UEPG (2x) e a XV de Outubro (1x). Para ter acesso as praças esportivas, basta adquirir uma pulseira com uma das seguintes atléticas participantes:

– Apaches – Engenharia UNOPAR
– Capetada (Educação Física UEPG
– Direito – UEPG
– Farmácia – UEPG
– Hornets – Educação Física Santana
– Hunters – Enfermagem e Biologia UEPG
– Império – Direito CESCAGE
– Javas – Ciências exatas UTFPR
– Jornalismo – UEPG
– Los Bravos – Engenharia UEPG
– Medicina – UEPG
– Moikanos – Direito UNOPAR
– Odontologia – UEPG
– VI de Novembro – Administração, COMEX, Ciências Contábeis e
Econômicas UEPG
– XV de Outubro – Engenharia UTFPR
– Atlética Z – Direito SECAL

Quem leva o caneco esse ano? DESCUBRAM! WELCOME TO PONTA GROSSA MY FRIEND!!! #VEMJOIA2K17

0

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here