Já pensou um dia inteiro de treinamento, várias palestras e workshops com foco em áreas que influenciam diretamente na gestão das associações atléticas? E se eu te contar que já existe isso?

A Liga Esportiva das Engenharias de Minas Gerais (L.E.E.M.G) organiza anualmente um evento que tem como objetivo a integração e a troca de conhecimento entre todos os membros da liga, incluindo diretores, assessores, técnicos e atletas. Esse evento é o “ENFORMA: Encontro de Formação”, que teve nesse ano sua segunda edição.

Esse ano o “ENFORMA” (Pense Grande!) aconteceu no dia 17 de março, no SESC Venda Nova, em Belo Horizonte. Com a participação de mais de 200 pessoas, o evento teve a palestra de abertura com um dos fundadores da Liga, Kerim Savassi, que passou para os diretores a importância do espirito de liga e a história da LEEMG. Logo em seguida os participantes se dividiram em duas salas, que aconteciam palestras simultaneamente sobre diversos temas. Sendo eles:

  • Psicologia Esportiva – Palestrante: Hiago Martins;
  • Produtividade – Palestrante: Maurício Rangel;
  • Gestão Esportiva – Palestrante: Victor Dantas (Colunista do Integraê);
  • Metodologia Organizacional para o cumprimento de metas – Palestrante: Álvaro Velaci;
  • Esporte como fato de desenvolvimento Humano – Palestrante: Izabel Rohlfs;
  • Marketing pessoal – Palestrante: Andressa Mirely;
  • O esporte e o caminho para o sucesso – Palestrante: Ítalo Manzine;
  • Como, por que e qual rede social usar. – Palestrante: Wellington Costa;
  • Ser C.O e conhecendo o Sul – Palestrante: Joseane Borges (Colunista do Integraê);
  • Práticas financeiras para Atléticas – Palestrante: Luciana Perez (Colunista do Integraê);
  • Lei do incentivo – Palestrante: Ademir Ribeiro;

Em outra sala, durante as palestras aconteceu no período da manhã uma mesa redonda sobre interpretação de estatuto de Baterias Universitárias ministrado por Yuri Fandangos e durante a parte da tarde o tema foi o Desafio de cheerleaders, ministrado por: Catarina Poley, Ana Paula Pereira e José Mateus Almeida.
A palestra de encerramento foi motivacional do Matheus Tomoto, onde ele conta sua história e como ele saiu da escola pública para 10 universidades nos EUA.

O evento começou às 9h e acabou às 20h, com palestras com duração de uma hora. O local escolhido tinha estrutura hoteleira, o que facilitou a hospedagem para os participantes. Após a palestra de encerramento, todos foram convidados para um churrasco de confraternização, para integração.

Sabemos que um dos maiores problemas das atléticas é a alta rotatividade de membros devido ao curto espaço de tempo da graduação, criando uma dificuldade das gestões sobre a troca de conhecimento, o que acaba gerando erros que poderiam ser evitados ou minimizados se houvesse o devido repasse de conhecimento e experiências.

Pensando em uma solução para mudar essa realidade o “ENFORMA: Encontro de formação”, é uma iniciativa que tem o objetivo fortalecer o Movimento das Atléticas, proporcionando integração, troca de conhecimento, experiências, tecnologias, incentivando e auxiliando o surgimento de novas atléticas e contribuindo cada vez mais para o desenvolvimento do esporte universitário.

Mas nada começou de uma hora pra outra, pra dar início a esse projeto massa, a Comissão Organizadora (C.O.) da L.E.E.M.G. fez uma pesquisa com as suas atléticas chamada de Panorama de Desenvolvimento e Necessidades das Atléticas (PDNA) para mapear as áreas a serem trabalhadas nas mesmas. As principais necessidades de desenvolvimento encontradas foram nas áreas de inbound marketing, gestão de pessoas e projetos, planejamento financeiro, gerenciamento esportivo e habilidades interpessoais. E com as informações captadas foi produzida a programação de todo o evento.

Pode-se dizer que o evento faz muito mais que transmitir conhecimento, é uma troca de conhecimento simultânea, como a palestrante Joseane Borges (e colunista do Integraê), conta pra gente: “Sem dúvidas foi uma das maiores trocas de experiências que tive sobre atléticas. Os eventos universitários no PR têm em suas características, muitas semelhanças independentes de jogos de direito, engenharia ou inter atléticas. No Enforma pude observar que mesmo todos nós com os mesmos objetivos, as visões de evento mudam bastante para vários quesitos. Pude aprender, mesmo que em pouco tempo, modelamentos diferentes de C.O, diretoria e de atividades, uma experiência que me somou conhecimento e novos amigos”.

Para as próximas edições a C.O tem o intuito de crescer o evento ainda mais e convidar ligas que se interessarem pelo evento.

O Atual Presidente da C.O, Fernando Alves, fala um pouco sobre suas ambições pra próxima edição: “As promessas para o próximo ano é poder capacitar cada vez mais diretores, poder compartilhar o evento com outras ligas e que o evento consiga um maior número de parceiros, para que cresça não só em quantidade, mas que permaneça a qualidade que tivemos esse ano”.

E ai, curtiu?? Se você tá super pilhado e quer participar ano que vem ou quer levar isso pra sua liga, dá uma olhadinha nas páginas oficiais da liga: SITE OFICIAL, INSTAGRAM, FACEBOOK.

Tweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here