Já sabemos que as Atléticas exercem um importante papel no âmbito esportivo dentro das universidades, no entanto, o que poucos sabem é que elas também exercem um importante papel social. Com esse intuito, venho até aqui trazer algumas ações que as atléticas já podem exercer na sociedade, ou caso a sua ainda não pratique nenhuma delas, podem vir a realizar.

Uma ação mais comum nas atléticas relacionadas aos cursos da área da saúde é a visita realizada a pacientes, principalmente crianças, que convivem no ambiente hospitalar. O principal objetivo destas visitas é contagiar crianças, adolescentes e demais pacientes com doses de amor e carinho, tornando o ambiente hospitalar um local mais alegre. E foi com esse intuito, que no final do ano passado, a Atlética de Medicina da UFRGS participou de um evento solidário do projeto “Ser Humano é Ser Criança” com o intuito de levar mais amor e apoio às crianças internadas no Hospital Universitário da UFRGS. O evento, que foi organizado por alunos da própria universidade, contou com a presença de alguns membros da atlética que o definiram  como inesquecível. Isso por que cada um deles teve a melhor recompensa que podiam ter, o sorriso sincero de uma criança. A visita teve até mesmo a participação do mascote da atlética, para animar ainda mais as crianças.

Outra ação, também realizada por algumas atléticas, refere-se a algumas datas comemorativas, tais como o dia das crianças ou a Páscoa, que para alguns pode ser apenas uma data qualquer, mas para algumas crianças pode significar muito. Foi com esse intuito que em outubro do ano passado a Atlética de Engenharia da UFRGS, em parceria com centros acadêmicos das engenharias da universidade, realizou uma campanha de Dia das Crianças. As doações foram recebidas em diversos pontos de coleta espalhados pelos campus da universidade. No dia da entrega das doações para a Pequena Casa da Criança, instituição escolhida para a campanha, foi realizado um grande evento, lotado de atividades com as crianças para celebrar a entrega das doações. Vale lembrar que, para essas campanhas, qualquer tipo de ajuda e doação é importante. Todos já fomos crianças e sabemos que apenas um simples brinquedo em mãos era necessário para criar um universo inteiro a sua volta, impulsionado com a mais rica imaginação.

Por fim, uma das ações mais comumente realizadas pelas atléticas é a doação de alimentos. Neste caso, não há uma data ou época específica para realizar tal ação, visto que, normalmente as atléticas realizam a arrecadação em seus principais eventos do semestre. O principal objetivo desta ação é ajudar instituições e pessoas que necessitam desse alimento. E dada a importância da causa, essa ação é realizada nos principais jogos entre atléticas que ocorrem na região, sejam Jogos Jurídicos, Engenharíadas ou Intermed. Tomando como exemplo o Engenharíadas Paranaense deste ano, a arrecadação de alimentos, que é realizada nas três festas do evento, chegou a incrível marca de 15 toneladas arrecadadas, que foram doados para instituições de caridade da cidade de Cascavel. Para quem faz a doação, esse alimento não fará tanta falta na mesa, mas para quem recebe e realmente precisa, isso pode ser tudo que possuem, e é aí que está a importância de ações como essa.

E aí, você também já sabia desse papel social que as atléticas possuem?! Sua atlética realiza alguma ação diferente das aqui citadas? Então conta pra gente!

Tweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here