Como membro de uma Atlética Universitária você já deve ter se deparado com o desafio de planejar um calendário anual ou semestral, correto? Mas os diretores de sua AA já perceberam que tal planejamento não envolve somente marcar as datas de campeonatos e eventos na sua agenda?

De fato, o ano passa voando e quando você menos percebe um grande campeonato ou uma grande festa organizada por sua Atlética já está batendo em sua porta! Saiba, portanto, que cada data possui suas peculiaridades e que planejar as ações de sua AA pensando no todo é importantíssimo.

“Datas Nulas”:

O primeiro passo na definição de um calendário para sua AA é delimitar as datas que aqui chamarei de “datas nulas”. São elas: férias, grandes feriados e semanas acadêmicas. Nesses períodos, é impossível fazer alguma festa e é muito difícil conseguir marcar treinos em razão do baixo quórum. Assim, vale a pena utilizar tais datas para descansar, divulgar eventos e produtos e para organizar treinos físicos coletivos para os atletas que não forem viajar e que também não querem ficar parados.

Grandes eventos:

Após definir as “datas nulas”, certamente você terá uma noção melhor do espaço de tempo sobre o qual pode trabalhar. O passo seguinte é delimitar todos os grandes eventos do ano e definir quando ocorrerão (se é que já não estão definidos), de modo a descobrir o tempo disponível para sua preparação. Nesse momento, já vale pensar o quanto o evento exigirá da diretoria da sua atlética e se é possível manter treinamentos e uma festa no mesmo dia, por exemplo.

Sabendo tudo o que será organizado no ano por sua AA, é possível definir metas para cada coordenação da sua Atlética com foco na divulgação (você já reparou que quase tudo na sua Atlética envolve divulgação?). Nesse momento, é necessário lembrar de sempre pensar no todo! De nada adianta fazer uma arte excelente para divulgar uma festa se for postada em um horário que ninguém veja ou junto a outros posts sobre assuntos diversos. Assim, o ideal é que se faça uma reunião entre a coordenação esportiva, a coordenação social e a coordenação de comunicação delimitando em que datas serão realizados posts sobre a área esportiva, em quais datas ocorrerão postagens sobre determinada festa e quando serão divulgados os Jogos Universitários – é importante que as pessoas vejam diariamente o escudo da sua AA, mas que também não se cansem de vê-lo a ponto de parar de seguir sua página do Facebook, por exemplo.

Ainda, ao estudar datas para a preparação de seu evento, delimite os responsáveis e estipule datas limites para a realização de suas atribuições.

A importância de um calendário para a Coordenação Esportiva:

Como Coordenador de Esportes, você já percebeu que o tempo passa rápido demais e quando menos se espera já chegou uma competição? Seus atletas já ficaram perdidos achando que teriam mais treinos antes de um jogo importante? Isso tudo é normal quando não se faz um calendário (ao menos semestral) para a Coordenação Esportiva – e digo por experiência própria. Cada coordenador, técnico e atleta deve estar sempre ciente de quantos treinos ocorrerão até um determinado campeonato para que quando o grande momento chegue, não fique desesperado!

Assim, antes de iniciar mais um ano/semestre de treinamentos é necessário definir a data de início e fim dos treinos, sabendo exatamente quanto tempo de preparação está disponível. Dessa maneira, será possível saber também qual o recurso gasto com treinadores e quadras poliesportivas – informação essencial para manter o orçamento de sua AA fora do vermelho.

Além disso, como dito anteriormente, o planejamento de um calendário não envolve somente a definição de datas, mas saber alocar eventos, posts de divulgação, treinamentos etc. de forma a trazer os melhores resultados, lembrando que cada dia possui um significado e que é necessário timing.

Você sabia que o calendário esportivo pode ser seu aliado no aumento no número de atletas e na prevenção de lesões? Ao planejar o calendário de esportes, é possível acrescentar informações quanto ao que será trabalhado em cada encontro e quanto ao “ritmo” de treinamentos: se os treinos forem muito pesados no início do ano, é provável que sua atlética perca atletas que ainda não possuem preparo físico para acompanhar os treinos se forem muito pesados quando próximos a uma competição, talvez aumente o risco de lesões e por aí vai…

Para concluir, vale ressaltar que a formulação de um calendário nunca deve ser feita somente por uma pessoa. O ideal é fazer uma reunião com todos os membros de sua Atlética e discutir tudo o que deve ser colocado no calendário, tentando não esquecer de nada – depois de pronto, talvez fique muito difícil alterá-lo! Tal planejamento em sua AA envolverá muita atenção, timing e conhecer o público para o qual sua Atlética trabalha!

Tweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here