Hoje estamos chegando ao fim da série de matérias sobre financeiro (mas se quiserem mais alguma coisa pode mandar pra gente). E vamos falar de planilhas, formulários e como gerir toda a entrada e saída de dinheiro do caixa da Atlética. Confesso que até hoje acho muito complicado, até porque não é minha especialidade. Mas estudei bastante, uso essas informações no financeiro da minha AA e consigo ajudar.

Antes de falar como conseguir gerir, vou explicar como fiz para conseguir melhor as informações. Sou a louca do forms e comecei a receber as informações por ele. Como assim? Vou mostrar o passo a passo de como fiz o forms:

1º – Ver por onde entra e sai dinheiro da atlética, qual diretoria dá ou recebe dinheiro;

2º – Ter anotado os valores das atividades que tem sempre (valores fixos);

3º – Agora vamos as informações:

Mas Lu, por que você fez esse forms? Calma xuxu, a ideia é dar um mínimo de autonomia para as demais diretorias. Mesmo assim, tendo todo o controle do que acontece com o dinheiro da atlética. Quando outra pessoa sem ser do financeiro faz qualquer movimentação financeira, ela tem que responder esse questionário e você fica por dentro do que acontece.

Agora já temos as informações! Podemos fazer o balanço. Separei duas maneiras de organizar.

  1. Existem pessoas que não gostam muito de usar o computador para anotar informações tão importantes ou quer ter a qualquer momento todos os dados sem precisar de um computador. E para isso existem os Livros Caixa. Nele são registrados todos os recebimentos e pagamentos em forma cronológica. As atualizações precisam ser metódicas, detalhadas e diárias. Só se anota o que já aconteceu, nunca colocando ações futuras. A estrutura dele acontece da seguinte maneira: Data, breve histórico (descrição das movimentações do dia), entradas ou créditos, saídas ou débitos, saldo (como ficou o caixa depois de toda a movimentação do dia).

  1. Outra maneira é colocar tudo atualizado é usando planilha. Siiim, elas são nossas grandes amigas. Assim como o livro caixa, as planilhas servem para administrar a entrada e a saída. Para facilitar o mundinho de vocês, estou disponibilizando o site da minha vida. O Execom foi meu principal fornecedor de planilhas e o livro caixa não ficou de fora. É bem semelhante ao caderno, olha só:

Dessa maneira a gente sempre vai saber como está o caixa da nossa amada AA. Essas informações precisam sempre ser atualizadas diariamente. Controlar os gastos e organizar os pagamentos e recebimentos facilita para aquela diretoria que sempre reclama que não tem dinheiro. Espero que depois desses três meses juntos, a sua atlética arrase nas contas e que a gente possa gritar:

E qualquer coisa, manda um oi aqui nos comentários que vou (junto com a equipe do Integraê) tentar ajudar o máximo possível.

Obs: O site que passei ali em cima ainda possui planilhas para: contas a pagar e receber, controle diário de vendas, estoques e outras que podem ajudar ainda mais a a atlética.

Tweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Facebook

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here