A Eurocopa está acabando. Neste domingo (10), às 16h, Portugal enfrentará os anfitriões franceses na decisão do título da Euro 2016.

Nayana Barros, recém-formada e ex-presidente da Atlética do curso de Comunicação e Multimeios da Universidade Estadual de Maringá (UEM), se formou, decidiu se aventurar em solos portugueses e nos conta como os portugueses estão vivendo o clima de Euro em terras lusitanas e a expectativa de serem campeões do Europeu.


País do Futebol?

Que o Brasil está longe de seus tempos áureos no futebol é bem verdade, mas não perdeu o título de ‘país do futebol’. Será mesmo? Você sabia que outros países são tão ligados a esse esporte quanto os brasileiros?

Já falamos aqui sobre a torcida animada da Irlanda e agora vim te contar que Portugal tem mais de Brasil do que você pensava! (Ou o contrário). A nossa pátria mãe, alcançou a final do campeonato europeu aos trancos e barrancos, chegou às semis sem ganhar nenhum jogo dentro dos 90 minutos, deixando os torcedores com o coração na mão durante os pênaltis, empatou algumas vezes, fez a torcida sofrer, mas chegou!

d0c54017-56ab-48fd-82dc-0c7532606555 (2)

O artilheiro do time luso é Cristiano Ronaldo que completou 9 gols nessa edição e se igualou ao melhor marcador da história do Euro, o francês Michel Platini. Além disso, a equipe de dentro do campo conta com a força da equipe do lado de fora.

Os tugas se uniram pra torcer e o lema da Federação Portuguesa de Futebol se espalhou: “não somos 11, somos 11 milhões”. Ouve-se isso por todo lado, dentro das estações de metrô de Lisboa, por exemplo, a voz do auto-falante explica em quais estações estão localizadas as praças com telões para torcer nos dias de jogos e ainda termina dizendo “força Portugal”.

No site http://www.1de11milhoes.pt/ tem a explicação do slogan incentivando ainda mais a torcida: “Neste Europeu para ganhar não bastam 11, são precisos 11 milhões. Vamos iniciar uma corrente de apoio que começa em cada um de nós. Cada um de nós com o cachecol da Seleção Nacional personalizado com nome e número oficial, porque cada português é 1 de 11 milhões.”

As marcas de cerveja também fizeram campanhas para animar ainda mais a galera, com promoções, chapéus, brindes e espaços para se reunir e torcer. E os tugas entraram mesmo no clima, vibraram, fizeram a festa, foram a bares, às praças, gritaram, usaram os acessórios, as bandeiras, e tudo que se pode!

672b7853-1f32-47bc-9e3b-b3cf91d14457

Com muita emoção e incentivos, agora os torcedores esperam conseguir a taça, mas mesmo que ela não venha, a experiência que Portugal está passando nesse momento com o futebol, é única e tenho certeza que será sempre lembrada, assim como nós nos lembramos de nossas grandes Copas!

Nayana e o namorado, Augusto Amorim, em uma praça de Lisboa, onde acompanharam jogo de Portugal na Euro.


Gostou desse post? Mande sua sugestão de conteúdo para mandae@integrae.com.br.

7515---Rodapé-Blog-Integraê---Nic-doido

0

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here