Inovação dos produtos: essa moda pega?

A venda de produtos é uma das (senão a melhor) oportunidades das AAAs conseguirem grana para: os Jogos Universitários, a compra de materiais, o pagamento de técnicos e locais de treino, fazer festas e ações solidárias, além de não deixar o caixa zerado caso ocorram imprevistos. Uma forma de começar a investir nessas vendas é criando uma linha de produtos da sua Atlética.

Linha de produtos da Atlética Avalanche da UPAP

Outro modo de investir é incluindo na lista da AAA os produtos mais importantes: caneca e tirante, camiseta/abadá, jaqueta/moletom, óculos de sol, boné, samba-canção e short-doll, chinelo, cachecol, mochila e tatuagens.

Linha de produtos da AAAZOO da UFMS

Samba-canção e Shorts doll da AAAEA (Avalanche) da UTFPR de Curitiba

MASSSSS, nem sempre só o básico é o suficiente… Muitas vezes há a necessidade de renovação dos produtos, não necessariamente de todos (kkkk).

  1. POR QUE INOVAR OS PRODUTOS?

Primeiramente, porque a torcida (alunos, alunas e aqueles admiradores de fora da faculdade/universidade) que já tem quase todos os produtos da AAA, tem a coleção completa da mesma coisa que sempre foi vendida. Não que produtos comuns de todas as Atléticas sejam ruins, mas podem acabar tirando a oportunidade de outro produto inovador impulsionar o caixa das AAAs.

Segundo ponto, variar o “mix” de produtos, incluindo um – ou mais – novos, demonstra o interesse da Atlética pelos seus associados, além de trazer mais pessoas para comprar. Como qualquer tática de vendas, a AA tem que buscar atender a demanda, porque não adianta vender produtos que os alunos e as alunas já estão se cansando de comprar.

Terceiro ponto, produtos novos são sempre um grande atrativo – se bem escolhidos, seguindo o interesse do público (alunos e alunas de graduação). Logo, é meio óbvio que gera um crescimento nas compras de produtos, levando ao aumento da grana da AAA.

Quarto ponto, (MUITO IMPORTANTE) produtos novos podem ajudar ainda mais nas vendas para o Jogos, pois as pessoas vão querer ter algo novo para exibir no evento – querer demonstrar seu amor pela Atlética–, além de ajudar a AAA com $$$.

Por fim, vamos a um exemplo: uma padaria não vende só pão, nela também tem café, chá, queijo, bolos, torta, etc, ou seja, tudo aquilo que uma pessoa compraria para tomar “café da manhã”. E o que isso tem a ver com AAAs e Jogos? Tudo… Uma Atlética deve disponibilizar produtos que estejam dentro do interesse dos alunos e alunas, além daqueles admiradores de fora da faculdade/universidade. Assim, não adianta vender só uma camiseta com a logo da AAA e achar que está tudo indo bem. Para ajudar nos lucros da Atlética e diminuir gastos com Jogos, treinos, materiais, etc., é importante variar os produtos, vendendo tanto aqueles tradicionais – como moletom, caneca, boné e tatuagens –, quanto ideias novas – mais exemplos a seguir.

  1. COMO INOVAR OS PRODUTOS?

Vamos a alguns passinhos básicos…

Primeiro: os produtos devem ser atraentes para os consumidores alunos e alunas, para isso, é fundamental entender a necessidade do público. Deve-se pensar naquelas pessoas que gostam de produtos chamativos, naquelas que curtem um mais basicão, naquelas que amam a Atlética e naquelas que não tem tanta relação com a Atlética, mas gostam/gostariam de adquirir produtos, o que ajuda nos ganhos – $$$ – da AAA.

Segundo: dá para usar modelos de produtos em alta na moda, porque o pessoal fica mais interessado e compra.

Terceiro: é super válido incorporar itens complementares, como um moletom e uma calça, ou um cachecol e um gorro.

Quarto: deve-se considerar se esses produtos vão trazer mais lucros. ÓBVIO!

Quinto: o(s) produto(s) novo(s) devem influenciar as pessoas – por exemplo – a comprarem mais pacotes de jogos, ou a motivarem outras a comprar por causa da qualidade e/ou utilidade.

Sexto: é muito vantajoso buscar mostrar algum modelo do(s) novo(s) produto(s), para que os compradores (pessoas admiradoras de fora ou de dentro do/s curso/s) possam ter ideia do que estão/vão adquirir.

  1. IDEIAS DE PRODUTOS NOVOS

“Não aguento mais texto, cadê os exemplos???” Vamos por partes…

Uma ideia interessante para inovar é criar uma coleção ou um produto de comemoração, como fez a AAAD-UFPR ao solicitar que seus associados mandassem ideias – via questionário no Google® – sobre qual produto exclusivo gostariam para homenagear os 75 anos da Atlética. Em proposta parecida, a Atlética EACH-USP criou uma coleção kit especial de inverno, com produtos aconchegantes para esquentar os alunos e as alunas:

Linha de produtos de inverno da Atlética EACH-USP

A Atlética C7 inclui a calça de moletom em sua gama de produtos, personalizada seguindo a essência da AAA (Vikings):

Calça da C7 da UFPR

Outra ideia interessante é a criação de meias ou meiões estilizados de acordo com a AAA, como fez a Atlética (AAAAECA Osmar Santos) Grifo:

Meia da Atlética Grifo da Universidade Anhembi Morumbi

O gorro/touca é um produto superinteressante para demonstrar a força da AAA na arquibancada da torcida. As Atléticas de Medicina de Unilago e da UFRJ trazem alguns exemplos:

Gorro da Atlética Medicina Unilago / Gorro da Atlética Medicina UFRJ

Ter a bandeira da Atlética pode ser algo fantástico para os torcedores, por isso pode ser algo a ser investido nas vendas, segue exemplos:

Para quem vai para o Jogos, uma mala de viagem é algo interessante de ser adquirido, pensando nisso a AAAD-UFPR (Véia) disponibilizou para seus associados a venda deste produto:

Mala de viagem da AAAD da UFPR

Embora tenha o grande problema da quantidade de modelos diferentes de celular, a capinha de celular é uma boa opção para quem quer inovar e agradar a galera que ama a Atlética. Como fez a Atlética Nacional (Direito UFRJ) e a Atlética Medicina Unilago.

Capa de celular da Atlética Nacional / Capa de celular Atlética Medicina Unilago

A Atlética de Medicina de Unifenas de Belo Horizonte fez um produto personalizado em alta no cotidiano do pessoal, o chinelo slide:

Chinelo Slide da Atlética de Medicina da Unifenas BH

O chaveiro é um produto super útil para os alunos e as alunas, que pode ter a função de abrir de garrafas e latas. As AAAs de Medicina Unilago e Medicina UFRB fizeram:

Chaveiro da Atlética Medicina de Unilago / Chaveiro da Atlética de Medicina da UFRB

O moletinho serve para o ano todo e é uma alternativa para fugir um pouco do tradicional moletom. Nessa ideia a Atlética Medicina Florianópolis e a AAAD-UFPR fizeram seus modelos:

Moletinho da Atlética de Florianópolis / Moletinho da AAAD da UFPR

Outras ideias úteis tanto para as AAAs ($$$), quanto para os alunos e as alunas são: pochete, caderno personalizado, adesivos (para colocar no carro, na janela, no notebook, etc.), toalha, batecos, pelúcia da mascote da Atlética, entre outros… O negócio é investir em algo útil e que traga bom retorno financeiro para a AAA.

Atlética de Agronomia da UFMT    / Atlética IX de Novembro – EEL da USP 

Se sua Atlética ainda não começou a inovar os produtos, é bom começar, para conseguir conquistar novos fãs da Atlética, aumentar a paixão daqueles que já adquirem todos os produtos e ampliar os lucros da AAA.

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