E aí, pessoal!

O ano novo tá chegando e eu tô ligada que muita gente tá desesperado atrás de república. O post de hoje vai falar exatamente sobre isso.

A gente decidiu dar uma mãozinha e te ajudar na escolha da melhor rep pra morar, sem ter aquele medo (mas você vai ficar com saudade da família, não insiste que não). Então pega essas dicas e se prepara:

1ª DICA: Se prepare para conviver com outras pessoas. São pessoas que pensam diferente de você e que tem costumes diferentes também.

2ª DICA: Procure dividir a rep com amigos ou pelo menos que algum dos integrantes seja conhecido, assim fica mais fácil a adaptação, ou monta sua rep! Se não rolar com ninguém, chama os amigos que estão afim e procura por imobiliárias universitárias ou aluguel direto com proprietário.

3ª DICA: Não deixa pra última hora! Procure o quanto antes e muitas, assim você tem várias opções com diferentes valores.

4ª DICA: Sempre tenha um plano de gastos pra si que não envolva as despesas da casa como aluguel, internet e etc. Deixa uma grana pra comida, marmita ou possíveis viagens pra casa dos pais. Separe por quem irá ficar responsável por cada pagamento e deixem em um mural os valores. Basta expor o que cada um precisa pagar até o dia que precisa.

5ª DICA: Localização! More perto da facul ou do trampo, assim você gasta menos com deslocamento e economiza!

6ª DICA: Se for morar com outras pessoas, procure se informar sobre tudo! Costumes, valores possíveis, se poderá haver alteração, se é tudo dividido, enfim! Tire suas dúvidas, pra dar tudo certo.

7ª DICA: Coloque as contas na planilha e veja se tudo dará certo e não faltará grana no fim do mês. Se rola ainda algo pra gastar com festas e bares (necessário, né?)

8ª DICA: Se tiver carro ou moto, pergunte sobre o estacionamento e se é pago (às vezes o pessoal aluga). Se previna antes da crise.

9ª DICA: Lembre-se de respeitar as regras tanto da rep quanto da vizinhança. Seja ameno no barulho e saiba os limites, beleza?

10ª DICA: Xiii, sujou, tá imundo. Agora quem limpa? Alguns integrantes optam por separar os cômodos e cada um ter o seu pra limpar, mas as vezes não rola né? Que tal pensarem em dividir os gastos com uma diarista? Aí vocês decidem quantas vezes querem o socorro dela! 😉

11ª DICA: Hmmm, o banheiro! A regra do banheiro vai de acordo com quem mora na rep. Dividam o espaço do armário de acordo com prateleiras, assim fica fácil saber qual é a sua. Deixem um tempo estipulado para uso ou, caso sejam liberais e de boas, rola dividir o banheiro, enquanto um toma banho o outro faz a barba… enfim. Conversadinho tudo dá certo.

12ª DICA: Tente se entender e se adaptar à nova vida. Se não rolar, releve. A gente não pode agradar todo mundo e às vezes nem nossos pais aguentam nosso jeito, então temos que entender o outro também. Por isso é importante conhecer com quem se mora na rep, por que a conversa flui melhor!

Claro que tem outras dias, mas a gente deu as básicas, né não?! A sua rep vai transformar muito sua vida e te dar histórias inesquecíveis!

Você tá pra criar uma rep ou morar em alguma no ano que vem? Quer contar pra gente? Vem cá, manda sua historia pro mandae@integrae.com.br. Tô esperando 🙂

Tweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Facebook

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here