No dia 10 de setembro, a Atlética de Direito da Universidade Estadual de Ponta Grossa se prepara para mais uma edição do Torneio de Direito – TODI 2016.

O Integraê conversou com Cassiano Oliveira, presidente da AADUEPG, e teve participação do ex-aluno Breno Berri no papo, pra saber um pouco sobre o TODI e também os preparativos para mais uma edição.

WhatsApp Image 2016-08-19 at 16.37.06
Times de alunos e ex-alunos em edição do TODI

“O TODI é um dos eventos mais tradicionais da AADUEPG (há quem diga que é o mais). Nasceu com a necessidade de unir o útil ao agradável: esporte e festa,” informa Cassiano. O presidente da Atlética de Direito UEPG explica que nos primeiros anos do TODI ele seguia o formato de competições no sábado pela manhã e de tarde realizavam uma confraternização open bar entre os participantes. “Com o passar do tempo o TODI ganhou uma forma um tanto diferente, pois começou a ganhar inúmeros adeptos e públicos diferentes, passou a agregar os professores e a galera formada,” acrescenta Cassiano, que afirma que até mesmo ex-alunos que moram no Mato Grosso do Sul vão a Ponta Grossa para prestigiar o evento.

WhatsApp Image 2016-08-19 at 16.53.17Como um bom evento universitário que se preze, ainda mais por ser uma competição, o TODI tem regras peculiares definidas que não podem ser quebradas. Segundo Breno Berri, as antigas regras do Torneio eram “juiz rouba para o time da Atlética e é proibido calouro ganhar. O que acontecia entre esses momentos era chamado de TODI hahaha”. Cassiano complementa com outras regras ainda vigentes, tais quais “juiz, corra quando ver o Jiraya e o Jardel em campo” e “o cupinzeiro faz parte do campo”.

Os membros da Atlética ainda acrescentam que há times tradicionaisWhatsApp Image 2016-08-19 at 16.53.18 na história do TODI, de alunos já formados a atuais acadêmicos. “O maior campeão é o Jurássicos, considerado o melhor time entre todas as gerações. Tipo a seleção de 70,” declara Breno. O time Jurássicos é formado, em sua maioria, de alunos formados entre o período de 2010 a 2013 e, segundo Breno e Cassiano, são os maiores “papa títulos” do Torneio. Quando questionado quantos títulos eles conquistaram na história a resposta do atual presidente foi “Nem eles sabem ao certo e há certa discussão sobre a moralidade desses títulos. haahahha”. Outros times que já se destacaram no TODI são o Sokanelas, o Barcelona,  Arsenalcool, Goletasaray, Cenas Lamentáveis e Noturnão.

WhatsApp Image 2016-08-19 at 16.53.24É comum entre atléticas acadêmicas manterem eventos anuais para criar tradições e fomentar momentos de integração entre os associados. No caso da Atlética de Direito UEPG, manter a tradição do Torneio de Direito viva serve para aumentar o networking dos integrantes e criar uma manutenção do orgulho pelo curso e atlética. Para Cassiano “o evento é muito importante, pois nele o pessoal interage com a velha guarda e entende o verdadeiro espírito AAD, entende também um pouco dessa história de 17 anos, enfim, a verdadeira essência de ser CAVEIRÃO AADUEPG. Também é uma forma de conhecermos melhor nosso pessoal, pois o TODI envolve diretamente os inúmeros setores do curso.”WhatsApp Image 2016-08-19 at 16.53.35

Nesta edição, considerada a maior da história, terá até 15 times. Cada sala pode inscrever sua equipe e até três times de ex-alunos também podem competir nos jogos. A Atlética estima que 400 pessoas estarão envolvidas neste ano. As modalidades disputadas serão o tradicional futebol de campo, vôlei, truco e estudam a possibilidade de incluir a sinuca. A novidade deste ano é o Bets, modalidade muito pedida pela galera da Atlética. Diferente das edições passadas, o TODI iniciará às 15h e a confraternização estenderá após o término das competições.

*Fotos: arquivo pessoal Atlética de Direito UEPG

Gostou desse post? Mande sua sugestão de conteúdo para mandae@integrae.com.br.

RODAPE-CLAUDINHA (1)

Tweet about this on TwitterShare on Google+Pin on PinterestShare on Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here